As crianças do Pré-escolar Jardim de Infância e Creche “José Carneiro Bouças” da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca recriaram, no passado dia 13 de abril, a Via Sacra, umas das tradições mais acarinhadas pelos católicos.

 

Inseridos numa comunidade maioritariamente católica, este momento importante das celebrações pascais fazia parte do Plano Anual de Atividades desde 2020, mas que, devido à condicionante pandémica, tem vindo a ser adiado sucessivamente até ao presente.

 

Cientes da importância que estas celebrações têm para a comunidade, esta atividade pretendeu criar o reencontro entre a tradição e a crença católica e valorizá-las perante todos.

 

A recriação ao vivo foi um momento muito especial para todos os que participaram. Com passagem por um total de 14 estações da Via-Sacra, inseridas em diferentes locais da vila de Ponte da Barca, os mais pequenos encenaram com muita arte as mais variadas personagens que acompanharam Jesus até ao cimo do calvário, para alegria e emoção dos muitos que assistiram a esta encenação.

 

Participaram também nesta Via Sacra, os colaboradores da Instituição, o Provedor e alguns membros da mesa administrativa, lendo e meditando nas várias estações que procuravam retratar alguns dos acontecimentos, ou momentos, que Jesus experimentou desde a sua prisão até ao Calvário. As crianças ficaram ainda encarregues de animar a Via Sacra com canções alusivas ao momento.

 

Alguns idosos e colaboradores do Lar Condes da Folgosa puderam assistir ao vivo à passagem da Via Sacra pela segunda estação. O momento especial emocionou todos os que assistiram.

 

As famílias e os populares que presenciaram este momento alto da Semana Santa demonstraram o seu agradecimento pela realização desta iniciativa, através das mais variadas formas.

 

A instituição deixa um agradecimento especial a todos os envolvidos, principalmente ao capelão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, Padre Filipe Sá e ao pároco Moisés Correia, que acompanhou todo o percurso.

 

Comentários

comentários