A Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, é um dos parceiros do projeto “AGILidades”, que visa a implementação de jogos terapêuticos adaptados aos mais idosos.
O “AGILidades” é uma spin off do Politécnico de Leiria, criada em 2018, que visa o desenvolvimento de Jogos Terapêuticos adaptados à comunidade geriátrica, para a reabilitação de pessoas com disfunção psicomotora ou cognitivo-motora, úteis no processo de reabilitação.
Na instituição, numa primeira fase foi realizada a seleção dos clientes de cada Resposta Social pelos técnicos envolvidos no projeto e, posteriormente, aplicadas as escalas de avaliação preconizadas para o efeito, com o objetivo de caracterização das capacidades físicas e cognitivas de cada participante. No momento seguinte, essas mesmas escalas foram aplicadas e foi elaborado um plano individual, com objetivos individuais a observar e melhorar.
Este programa tem como principal objetivo que os jogadores se divirtam enquanto treinam movimentos alternados e rítmicos das suas mãos, sendo que cada jogo tem ainda alguns objetivos específicos mediante as potencialidades/necessidades de cada jogador.
A ideia central consiste em jogos direcionados para 3ª idade e tem vários níveis, neste momento a nossa instituição encontra-se no nível máximo (premium).
Estas atividades podem ser feitas por qualquer pessoa, tendo sempre um objetivo específico e na SCMPB tem sido implementado na 3ª idade mas também na infância.
Este projeto chegou à Santa Casa durante os meses de outubro e novembro e o próximo passo é a criação de jogos próprios para serem usados nas várias respostas sociais. O objetivo central passa por avaliar o estado dos utentes.
O projeto tem sido implementado por uma equipa multidisciplinar de técnicos formados e capacitados para a aplicação do mesmo, nomeadamente Ângela Almeida, que é coordenadora do projeto e Diretora Técnica do Lar Condes da Folgosa e Gestora de Qualidade da SCMPB. Fazem ainda parte da equipa, Mariana Pires, Socióloga, Serviço de Apoio Domiciliário; Manuela Costa, Psicomotricista, Lar Condes da Folgosa; Rita Vieira, Educadora Social, Lar Condes da Folgosa; Diana Soares, Psicóloga, Unidade de Cuidados Continuados; Luís Filipe, Animador Sociocultural, Hospital da Misericórdia.
1

Comentários

comentários