No âmbito do projeto “Enraiz´arte” da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, realizou-se, no passado dia 20 de Junho, uma caminhada no Monte do Oural, em Grovelas, tendo por base a lenda ” Em busca do ouro escondido”, da obra Ponte da Barca: Lendas e Narrativas com História, do Professor Luís Arezes.

O ponto de encontro deu-se nas imediações do Hospital da Misericórdia, local onde o grupo se organizou para seguir, de autocarro, para a Teixugueira. Lá chegados, a equipa multidisciplinar do Hospital Social da instituição, levou a cabo, junto dos participantes, um rastreio, que incluiu: medição dos sinais vitais e entrega de um Kit para caminhantes (água, protetor solar, boné, bolachas). Houve, ainda, tempo para um aquecimento e uma abordagem acerca algumas recomendações a ter em conta nesta prática desportiva.

Posto isto, iniciou-se a caminhada com o objetivo de explorar o Monte do Oural.

Nesta iniciativa marcaram presença cerca de uma centena de participantes, sob a orientação dos Barca Bikers TT, que com o seu habitual dinamismo, lhes proporcionaram momentos de verdadeira harmonia com a Natureza. Ninguém ficou indiferente às belas paisagens envolventes, ao longo das lendárias “minas de ouro”.

Tal como o previsto, perto das 13 horas, chegou-se ao final da caminhada. No Restaurante Santana, os participantes tiveram a oportunidade de recuperarem algumas forças, com um apetitoso almoço, cedido e preparado pela Associação de Crasto e a União de Freguesias de Crasto, Ruivos e Grovelas.

Houve, ainda, tempo para umas palavras, de satisfação e agradecimento proferido pelo provedor da instituição, Dr. António Bouças, seguida de uma explanação, feita pelo prof. Luís Arezes, que, com a sua habitual eloquência, cativou os presentes com a leitura da referida lenda.

De salientar também, a presença do Professor Emanuel Cruz e dos estagiários do Curso Multimédia, que, para além da cobertura deste evento, participaram entusiasticamente nesta iniciativa.

Esta foi mais uma iniciativa de sucesso, ficando para a posteridade o convívio entre colaboradores da instituição, habitantes locais e comunidade em geral.

Para a concretização desta atividade não podemos deixar de agradecer: aos Barca Bikers TT (pela definição do percurso e apoio durante a atividade); à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (por acompanharem e apoiarem a iniciativa); à Associação de Crasto e União de Freguesias de Crasto, Ruivos e Grovelas (pelo almoço cedido); ao Restaurante Santana (pela cedência da instalações); à Farmácia Popular (pela oferta dos protetores solares); à Bramédia (oferta de bonés); à empresa Américo Esteves e Filhos (pelas águas fornecidas).

Um especial agradecimento ao Professor Luis Arezes e ao Professor Emanuel Cruz.

A todos quantos colaboraram e marcaram a sua presença nesta iniciativa o nosso muito obrigada.

Gabinete de Comunicação e Animação Sociocultural da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca

Comentários

comentários