Marques Mendes na hora da Homenagem

NAS VEIAS DE CABRAL DE OLIVEIRA

CIRCULAVA ESPÍRITO DE SERVIÇO AOS OUTROS

Cabral de Oliveira é um exemplo de dignidade e de carácter por quem tenho profunda admiração, uma vez que faz parte do grupo dos que usam o seu prestígio pessoal e a sua competência profissional para valorizarem a política e para dignificarem os cargos públicos. A política não lhe deu nada. Mas ele deu muito à vida política.

A afirmação é de Luís Marques Mendes e foi proferida na sessão de apresentação pública de “Cabral de Oliveira: Fotobiografia”, uma obra que, na passagem do primeiro aniversário do falecimento do homenageado, celebra o seu legado cívico e humanista.

A sessão reuniu mais de três centenas de pessoas, nomeadamente deputados e presidentes de Câmara Municipal, que fizeram questão de se associar a esta homenagem ao profissional de reconhecido mérito, ao político empenhado e ao cidadão exemplar.

Luís Marques Mendes, que também assina o Prefácio, recordou aquele que considerou ser um dos grandes amigos que fez na vida política, um amigo que – segundo disse – é uma honra recordar para sempre.

Depois de elogiar a iniciativa de quatro amigos de Cabral de Oliveira, assim como a beleza do livro, evocou a grandeza da personalidade do homenageado, realçando tratar-se de um verdadeiro diplomata, quer na lhaneza do trato, quer na simpatia da conversa, quer na sobriedade com que pautava o seu comportamento.

Era ainda uma pessoa de enorme generosidade e altruísmo, com enorme espírito de dedicação à nobre causa da política por forma a servir a sua terra e as suas gentes. Nas suas veias – afirmou – circulava espírito de serviço aos outros e vontade de ajudar os seus concidadãos.

Apesar da sociedade agreste, individualista e mercantilista em que crescentemente vivemos, a verdade é que há pessoas assim – pessoas para quem a sociedade do ser é mais importante que a sociedade do ter, pessoas que são felizes na medida em que ajudam os outros a serem felizes, pessoas que nasceram para servir a comunidade em vez de dela se servirem. Cabral de Oliveira sempre fez parte desta plêiade de cidadãos. Era isso que fazia dele uma pessoa especial.

Simplicidade, ética e solidariedade, especialmente com os mais pobres e vulneráveis, foram outras qualidades de monta destacadas em Cabral de Oliveira que – nas palavras do orador – era, de facto, um político sério, honesto e transparente que fazia da ética o seu código de conduta e para quem “a palavra era uma escritura”.

Editado pela Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, o livro “Cabral de Oliveira: Fotobiografia” inclui um texto de fundo da autoria de Luís Arezes sobre a vida e a obra do homenageado e, num segundo capítulo, um conjunto alargado de depoimentos de pessoas que, nas mais diversas circunstâncias, com ele contactaram, de uma forma mais próxima.

Comentários

comentários