No âmbito do Projeto Enraizar´te, o Gabinete de Comunicação e Animação Sociocultural da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca encerrou, no passado dia 20 de Outubro, um ciclo de homenagens a três homens maiores deste concelho: Dr. Carlos Araújo, Dr. António Lacerda e José Carneiro Bouças, três figuras ímpares que ficarão para sempre ligadas à história desta Misericórdia mas também à de Ponte da Barca.

Numa cerimónia marcada pela emoção, o Comendador José de Oliveira Carneiro Bouças foi recordado pelos presentes como um homem de convicções, que sempre defendeu os valores da rectidão, da justiça e da partilha.

Dos múltiplos exemplos aos quais se podia recorrer, para testemunhar a sua força do carácter e fundamentalmente o seu amor à Barca, escolheu-se, simbolicamente, a recriação do cortejo de oferendas, de 1955, um dos nove que ocorreram neste concelho, entre as décadas de 40 e 60, do século passado. Assim sendo, ao início da tarde foi recriado o referido cortejo, que teve como figurantes as crianças do Jardim-de-infância e Creche “José Carneiro Bouças” e do CATL, familiares, colaboradores e demais comunidade. Esta foi a terra com a qual José Carneiro Bouças se confundiu durante décadas, é por isso, sem surpresa, que assistimos a inúmeras referências à sua acção em múltiplos documentos da época, referenciando-o como o grande impulsionador e dinamizador destas jornadas de caridade, na concretização de uma verdadeira política de proximidade, tendo chegado a ser alvo de extensos votos de louvor pelas sucessivas mesas da misericórdia.

Posto isto, iniciou-se a cerimónia, propriamente dita, na Igreja da Misericórdia, com a projecção de um filme, no qual foi recordada a vida e a obra deste ilustre barquense. Seguiram-se as intervenções do actual Provedor da Instituição, Dr. António Bouças, do Dr Manuel Joaquim em representação do Presidente da Câmara Municipal, do Bisneto do Homenageado, o Eng Francisco Pinto, do Dr. Marques Pinto e da Dra. Carla Barbosa.

Porque as pessoas ilustres e as suas obras se perpetuam pelos testemunhos daqueles que são o legado do seu percurso existencial, não poderiam deixar de se expressar alguns dos convidados que tiveram o privilégio de conviver com o comendador José Carneiro Bouças, nomeadamente, o Sr. Alfredo Pimenta, o Dr. Rodrigo Peixoto, a Dona Fátima Barbosa, o Eng. Garcez e o Sr. Mário Pinto.

No fim da sessão de homenagem, e para que esta iniciativa ficasse para a posteridade como um marco na história deste ilustre cidadão barquense, esteve patente uma exposição, do seu espólio pessoal. Seguiu-se um jantar convívio no Largo da Misericórdia.

Findo o jantar, teve lugar um concerto, no Auditório Municipal, do projecto José Flávio Martins Ensemble, promovido pela autarquia.

Agradecimento

A Mesa Administradora da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca veio ao longo de alguns anos desenvolver a vertente cultural, através do seu Gabinete de Comunicação e Animação Sociocultural, tendo o seu ponto alto, num conjunto de homenagens a algumas personalidades relevantes da história de Ponte da Barca, que simultaneamente deram o seu contributo ao engrandecimento da nossa instituição. Pelo natural orgulho no resultado dos eventos realizados, pela sincera satisfação na adesão e ajuda de todos aqueles que a nós se associaram, quero em nome dos corpos gerentes, funcionários e colaboradores da Santa Casa da Misericórdia, manifestar o nosso profundo agradecimento e firme convicção de uma cada vez maior compreensão e apoio, imbuídos no objectivo comum de honrar o legado dos nossos antepassados, preservando a sua obra e permitindo a continuidade dos seus nobres propósitos – servir os barquenses e em especial os mais desfavorecidos.

Comentários

comentários