O Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca continua a dar resposta às motivações dos seus clientes, dinamizando uma panóplia de atividades, com vista à ocupação sadia dos tempos livres das suas crianças e jovens.

Na abertura do calendário esteve a comemoração dos Santos Populares, com uma visita guiada à fonte de S. João Baptista, tendo sido interpretado o património construído bem como todo o historial religioso/profano das festividades.

O CATL deu continuidade ao seu programa de verão com atividades recreativas, sempre monitorizados por uma equipa de profissionais das mais diversas áreas, fomentando uma vida menos sedentária e mais sadia, numa estreita simbiose com a Natureza. A destacar as seguintes iniciativas: ginástica ao ar livre; piqueniques; dança (aeróbica, zumba, hip hop, folclore, marchas…); desportos diversificados (ténis, rugby, voleibol; basquetebol, futebol, badmington, andebol, natação, entre outros…!

Indo ao encontro do passado, visitou-se a Loja Interativa de Turismo, onde lhes foi proporcionado o contacto com as diversas tipologias de património deste concelho e os usos, costumes e tradições das nossas aldeias. Tiveram, ainda, a possibilidade de visualizar um filme sobre os feitos de Fernão Magalhães e terminaram a visita, interagindo com o repositório de informação turística instalado na plataforma digital que dá as boas vindas aos turistas e visitantes, que procuram estas paragens.

As visitas não ficaram por aqui. Nunca é demais reforçar os laços com as forças vivas da terra.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários abriu as suas portas do seu quartel, para mostrar os diversos departamentos da Unidade e equipamentos de combate e emergência, descrevendo a sua utilidade.

De mãos dadas com “os nossos avós”, uma partilha de afetos, um jogo em comum…. tempo de ir ao encontro ao passado…Os meninos do CATL fizeram uma sessão fotográfica , com os idosos do Lar Condes da Folgosa, nas margens do rio Lima, para, posteriormente, ser elaborado um calendário intergeracional.

Neste contacto de gerações há ainda a salientar uma visita à Sala de Politerapia do mesmo Lar, onde receberam informação dos técnicos que trabalham no projeto “VIVAmente” (projeto que centra a sua ação nas Demências), sobre a importância dos equipamentos existentes , na qualidade de vida dos clientes, e das atividades que se desenvolvem no sentido de os estimular.

As férias ativas e divertidas/2016 no CATL prosseguiram com mais percursos educativos, “indo para fora, cá dentro”…!!

De realçar a visita à Escola de Condução Barquense, à Adega Cooperativa, ao Tribunal da Comarca de Ponte da Barca e ao Posto dos CTT.

Houve, também, lugar para uma grande panóplia de ateliers e sessões de esclarecimento.

De referir que os Ateliers de Leitura se centraram, essencialmente, nas Lendas do livro do prof. Luís Arezes “Ponte da Barca: Lendas e Narrativas com História”, de modo a perpetuar o passado da nossa terra.

De destacar, também, a dinamização de várias sessões de esclarecimento/campanhas de sensibilização, acerca de várias temáticas, com técnicos de várias áreas de intervenção, entre os quais uma equipa de enfermagem da ULSAM.

À semelhança dos anos anteriores, a parceria estabelecida com a GNR, permitiu, mais uma vez, através do programa da Escola Segura, a dinamização de um circuito rodoviário, de modo a sensibilizar as crianças relativamente à temática da segurança Rodoviária.

E muito mais haveria a contar….

A todos quantos colaboraram nestas iniciativas o nosso agradecimento!

CATL DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA, A EDUCAR PARA A CIDADANIA.

Comentários

comentários