Atento ao impacto que a actual crise financeira tem na população idosa do concelho, o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca (SCMPB) criou a medida SAD Saúde+. A experiência acumulada ao longo de aproximadamente 20 anos de trabalho junto dos idosos e suas famílias através do SAD e consciente da actual difícil conjuntura, a SCMPB vê assim reforçada a sua intervenção com a criação desta importante medida.

Associada aos problemas de saúde, surge a incontornável necessidade da aquisição de medicamentos. Cada vez mais idosos são confrontados com a dura realidade de ter de optar entre a aquisição de medicamentos e a de outros bens de consumo também considerados como essenciais, pois os seus recursos económicos são insuficientes para satisfazer todas as necessidades.

Através desta medida, o serviço disponibilizando gratuitamente a medicação aos utentes/ clientes, permite a satisfação de uma das suas necessidades mais básicas, melhorando a qualidade de vida deste grupo vulnerável. Esta medida está já concretizada no apoio a 12 utentes, que através da utilização de um cartão criado para o efeito, beneficiam de medicação de forma gratuita.

“ A diversificação da tradicional modalidade de intervenção do SAD, com novas formas de responder às múltiplas necessidades dos utentes, constitui uma firme determinação da Misericórdia de Ponte da Barca no futuro próximo, tendo como premissas a importância da manutenção do idoso no meio familiar, evitando a sua institucionalização e pela melhor relação custo/ beneficio desta forma de resposta social, ao optimizar recursos, permitirá chegar de uma forma integrada a um maior número de beneficiários, factor de vital importância, se atentarmos à crescente procura de apoio que se perspectiva, como resultado da grave crise social que se começa a fazer sentir”, considera o responsável da instituição.

Comentários

comentários