A Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca (SCMPB) participou na 11ª edição do Dia do Património das Misericórdias. A instituição fez parte do painel “O Património das Misericórdias”, com Carla Barbosa a falar sobre o “Cortejo das Oferendas” no âmbito do património imaterial.

A iniciativa, decorreu no passado dia 30 de setembro e teve lugar na Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo. No painel onde marcou presença a SCMPB estiveram também representadas as Misericórdias de Barcelos, Chaves e Vila Nova de Gaia.

Nesta que foi a 11ª edição foram abordados temas como o valor e a missão do património, desafios do património como fator de desenvolvimento e coesão territorial, valorização do património como garante da identidade, partilha de boas práticas e desafios na gestão do património.

O evento foi promovido pelo Gabinete do Património Cultural da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), e reuniu académicos, especialistas, técnicos e responsáveis de património das instituições com objetivo refletir, discutir e motivar as Misericórdias a conhecerem, preservarem e promoverem as suas potencialidades patrimoniais.

Nesta conferência foi ainda lançada a publicação “Misericórdias: Património com Identidade” e foi apresentado o projeto Viver Património no distrito de Viana do Castelo.

Este projeto é uma iniciativa da UMP em parceria com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e as Direções Regionais de Cultura (Norte, Centro, Alentejo e Algarve), e tem como objetivo valorar e divulgar o acervo patrimonial e cultural das Santas Casas e potenciar a participação da população sénior no fomento da cultura e história local e do país.

A Santa Casa de Ponte da Barca foi uma das Misericórdias do distrito de Viana aderentes ao projeto, tendo assinado o compromisso e recebido um símbolo do Projeto Viver Património.

Comentários

comentários