Decorreu no passado dia 18 de dezembro, na Casa da Cultura, a apresentação do livro infantil “O Milagre do Cortejo de Oferendas”, da autoria de Luís Arezes, com ilustrações de Sandra Nascimento e com edição da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, com o apoio do Município.
A apresentação, que decorreu sob fortes medidas restritivas, contou com a presença do Provedor da Instituição, Rui Folha Gomes, do presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho e do autor da obra, Luís Arezes, tendo sido transmitida através das redes sociais.
O Provedor da Instituição referiu que a obra apresentada “nos transporta para meados do século passado, para um dos momentos mais importantes” da Santa Casa da Misericórdia, em que a comunidade se uniu em auxílio dos mais carenciados, suprindo as dificuldades que a instituição atravessava. Além disso, mostrou-se satisfeito por três motivos, nomeadamente pela facto da obra ser “uma salvaguarda do património” da instituição, por ser algo que, em breve, se tornará um projeto pedagógico, já que memória e a identidade devem andar de mãos dadas e a história local tem de chegar aos mais novos”, e, ainda, por ser “solidário e inspirador, num momento bastante difícil para todas as instituições sociais do concelho.
Rui Folha Gomes endereçou, ainda, agradecimentos à autarquia pela forma imediata como se associou a esta iniciativa, o que permitiu que o livro chegasse a todas as crianças do primeiro ciclo do concelho, ao autor do livro, exaltando a qualidade da obra e a generosidade com que sempre aceita os desafios que lhe são lançados pela instituição, e ainda à ilustradora por dar cor e magia a esta narrativa.
Luís Arezes salientou que a leitura desta obra “avivará a memória e a identidade barquense”, pois considera que “uma comunidade que desconhece o seu passado é uma comunidade que não sabe quem é”.
O autarca Augusto Marinho, salientou que a autarquia “se associou desde a primeira hora pela instituição de referência” que é a Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, cuja história é indissociável da história do concelho.

Comentários

comentários