No passado sábado, a Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca realizou a sessão solene do seu 430º aniversário, com uma cerimónia na Auditório Municipal.
O início da cerimónia foi dado por um grupo de crianças do CATL (Centro de Actividades e Tempos Livres), sob a batuta da colaboradora Maria do Céu Silva, cantaram o conhecido fado “Rosa Branca”.
De seguida, a sessão foi aberta com o discurso do Provedor da Instituição, Dr. António Bouças, que aproveitou para salientar a longa e rica história da Santa Casa da Misericórdia e ainda agradecer a presença de todos.
Depois, foi a vez do Dr. Francisco Araújo, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez e Presidente do Secretariado Regional de Viana do Castelo da União das Misericórdias de Ponte da Barca, que aproveitou o seu discurso para parabenizar a Misericórdia barquense pelo aniversário e ainda enaltecer todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos.
A todos os presentes foram ainda apresentadas as novas insígnias da Instituição, já com o brasão que foi recentemente recuperado e readaptado.
A entrega de medalhas de méritos e bons serviços aos funcionários foi um dos pontos altos da sessão, pois foi uma forma que a Misericórdia de Ponte da Barca encontrou de homenagear e agradecer todos aqueles que colaboram com a Instituição há mais de 15 anos. Foram entregues medalhas e respectivos diplomas a mais de 50 funcionários.
Todos os presentes, foram seguidamente brindados com um fado, cantado por Maria do Céu Silva, acompanhada pelos músicos Zeca Torres e Chico Malheiro.
Foram igualmente atribuídos os títulos de irmão Benemérito e Irmão Honorário. A Mesa Administrador, decidiu atribuir o título de Irmão Honorário a quatro pessoas vitais no crescimento e na sustentação da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, todas elas a título póstumo. As quatro pessoas que receberam esta homenagem, a título póstumo, foram Dr. António Pereira de Vasconcelos da Rocha Lacerda e Melo, Dr. Eduardo Cerqueira Machado Cruz, Dr. Joaquim Moreira de Barros e Comendador José Carneiro Bouças. Também nesta sessão foram atribuídos os títulos de Irmão Benemérito a duas empresas que em muito têm ajudado a Santa Casa da Misericórdia, Sebastião da Rocha Barbosa, Lda e Américo Esteves e Filhos, lda.
A última intervenção da Sessão foi do Presidente da Câmara Municipal, Vassalo Abreu, que referiu que todos se devem orgulhar da Santa Casa da Misericórdia e afirmou ainda que lembrar o passado é importante para construir um futuro melhor.
Esta sessão comemorativa dos 430 anos foi encerrada com chave de ouro, com a apresentação do Hino da Misericórdia, com letra de Dr. Luís Arezes e música de Miguel Fernandes, interpretada pelas crianças do Jardim de Infância e Creche “José Carneiro Bouças”.
A noite terminou com todos os convidados, homenageados e funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca juntos num jantar que se realizou nas instalações do Lar Condes da Folgosa.

Comentários

comentários