“…Um local em que todos, em qualquer idade, possam tentar, emoção a emoção, descobrir mais um dos caminhos, nem que seja um carreirinho, para chegar ao coração dos outros, para chegar ao coração de si próprios…”

A Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca promove novo projecto, denominado “Lugar dos Afectos”, que terá a duração de doze meses.

A responsável será Ângela Almeida, directora técnica do Lar Condes da Folgosa e orientadora da Educadora Social estagiária, Ana Rita Vieira.

Este irá abranger actividades lúdicas, formativas e culturais, nas áreas da saúde, cultura, actividades do quotidiano, etc. Tem como objectivos: aproximar a instituição à comunidade, proporcionar espaços de opinião e expressão, fortalecer laços familiares, estimular a imaginação e criatividade, combater o isolamento e solidão, promover a ocupação dos tempos livres, envolver os familiares na vida institucional (…).

Os destinatários serão os utentes de todas as valências, técnicos e funcionários da instituição e comunidade em geral. Incluirá um conjunto de actividades como: leitura do jornal; hora do conto; oficinas de arte; workshops; tardes culturais com exibição de filmes portugueses; sessões formativas sobre temas, como, a osteoporose, doença de Alzheimer, doenças reumáticas; alfabetização; “Toca a Mexer”; passeios; jogos de mesa; actividades religiosas.

Esta iniciativa partiu da responsável do Lar Condes da Folgosa, Ângela Almeida, que, aliando a sua actuação como Directora Técnica à sua formação académica, achou pertinente criar um trabalho de intervenção, colocando na base do seu desenvolvimento, a relação estabelecida com os sujeitos alvo da acção, neste caso, os técnicos, os utentes, os funcionários, os familiares, a comunidade em geral, sempre sob a orientação da Direcção da Instituição.

Este projecto é, actualmente, executável, na medida em que a Direcção da instituição permitiu criar, na valência, uma equipa Multidisciplinar que conduzisse à prestação de uma variedade maior de serviços e com mais qualidade, contando, presentemente, com três enfermeiros (dois em estágio profissional), uma fisioterapeuta e uma educadora social (estágios profissionais).

Comentários

comentários