O Centro de Actividades e Tempos Livres (CATL) da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca desenvolve ao longo do ano uma série de actividades para todas as crianças. Na altura das férias de verão a afluência é ainda maior, o que motiva a que as actividades sejam ainda em maior número. Este ano, a equipa do CATL, tem promovido uma actividade inovadora e diferente do habitual, que passa por sessões de fado para os mais pequenos, que tem redundado num enorme sucesso junto das crianças. Esta inovação surgiu do facto de uma colaboradora do CATL, ser igualmente fadista.
Estas sessões têm vindo a ser dinamizadas com bastante frequência, uma vez que as crianças que frequentam o CATL se têm mostrado bastante entusiasmadas na aprendizagem deste tema. De salientar que no passado dia 18 de Julho, nas instalações desta resposta social, se realizou uma sessão de Fado, interpretada pela fadista Maria do Céu, acompanhada pelos músicos Xico Malheiro, na guitarra portuguesa, e Zeca Torres, na viola de fado.
Sobre a questão pedagógica desta actividade, Armandina Pereira, Directora Técnica do CATL afirmou que o objectivo é ” de uma forma lúdica e pedagógica, apresentar às crianças, que frequentam o nosso CATL, a cultura própria do Fado, que sendo Português, já pertence também à Humanidade.”
Para a fadista Maria do Céu, “a abordagem do fado aos meninos do CATL, mais do que uma atividade de lazer, onde as crianças se mantêm ocupadas a cantar, tem também o objetivo pedagógico.”. A fadista enaltece, ainda, que esta abordagem, contribui “para um maior enriquecimento cultural e estimulação dos sentidos”.
“Nunca pensei conseguir chegar ao coração dos mais pequenos e lhes despertar tanto interesse. Até já sabem cantar a “Rosa Branca” e o “Valentim, oh laró, laró” “, rematou Maria do Céu.
“ O Fado é português. Estou a adorar esta actividade, nunca pensei que era tão interessante”, contou ainda uma das crianças que frequenta o CATL.

Comentários

comentários