Decorreu ao longo de dois dias – 29 e 30 de março de 2019, o II Encontro Demências “Sinergias em Ação”, numa organização conjunta entre a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) EPE, representada pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Ponte da Barca, a Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca (SCMPB) e a Universidade do Minho (UM), representada pelo Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi). Este evento científico surge como uma ação do Plano IADEM – Plano de Investigação Ação nas Demências, em Ponte da Barca, no âmbito do Acordo de Cooperação e Parceria e que é composto por duas etapas. A primeira, visa a elaboração do diagnóstico de situação e a segunda etapa, a implementação do plano de ação alicerçado nos resultados da investigação.
Na sessão de abertura, Rui Folha Gomes, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, salientou que a resposta às Demências “é um novo desafio para as instituições de solidariedade social” e alertou para “a necessidade da sustentabilidade das instituições”. Maria Graça Pereira, representante do Centro de Investigação em Psicologia, da Universidade do Minho, evidenciou a importância “da investigação na área das demências e do impacto societal”. Franklim Ramos, Presidente do Conselho de Administração da ULSAM, EPE, alertou para a crescente “projeção das demências no país”, afirmando que este é um “problema que tem de ser resolvido pelas instituições da saúde com a intervenção da sociedade civil” e Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, afirmou que ”perante este desafio, o Município de Ponte da Barca pretende responder com responsabilidade a esta sua obrigação enquanto agente público, convocando todos para o desafio de encontrar as respostas e estratégias que se exigem, tendo sempre presente a necessária conjugação de esforços transdisciplinar, transprofissional e transorganizacional que considera dever alicerçar qualquer iniciativa nesta área”.
O primeiro painel abordou as diferenças e os paralelismos entre a realidade nacional e internacional. Esteve presente Paula Domingos, representante da Direção Geral da Saúde e Juan Carlos Bernárdez, da Associaçión de Familiares de Enfermos de Alzheimer e otras Demências de Galicia e contou com a moderação de Jorge Oliveira, economista do IAPMEI.
Ainda, nessa manhã, teve lugar o segundo painel, cujo tema se centrou na “Demência – Uma prioridade”, com a moderação de Luís Moreno Delgado, da Unidade de Saúde Público do Alto Minho. António Leuschener, Coordenador do Plano Nacional de Saúde para as Demências, Maria João Almeida, Diretora da Unidade de Intervenção Social do Instituto da Segurança Social e Maria Filomena Neto, Advogada Coordenadora das áreas de Direito da Família e Direito Biomédico, abordaram nas diferentes vertentes este problema emergente de Saúde Pública.
O período da tarde foi dedicado à investigação e teve a moderação de Maria da Graça Pereira, da Escola de Psicologia, da Universidade do Minho. Contou com as apresentações de Maria Isabel Lajoso, da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de Maria da Graça Pereira e Laura Brito, da Escola de Psicologia (CIPsi), da Universidade do Minho, Carlos Alberto da Cruz Sequeira, da Escola Superior de Enfermagem do Porto e Mário Joaquim Pinto, do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), da Universidade do Porto que apresentaram diferentes estudos ao nível da pessoa com demência e seu cuidador.
Os participantes foram presenteados com um momento cultural e significativo que pretendeu despertar e estimular o movimento e a interação entre as pessoas mediante a música e a dança, que esteve a cargo da Escola de Ballet do Município de Ponte da Barca.
No sábado, dia 30 de março de 2019, no simpósio de Intervenção, moderado por Carlos Alberto Louro, Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, contou com as apresentações de Elisabete Sobral da Associação Nacional de Cuidadores Informais, Luís Durães da Associação Alzheimer Portugal, Maria Graça Melo do Programa RHAPSODY, Manuel Caldas de Almeida do Hospital do Mar Cuidados Especializados Lisboa, João Paulo Lopes da siosLIFE – For Younger Spirits e com Maria Jesus Peixoto, que trouxe o testemunho emotivo, na primeira pessoa, da doença de Parkinson.
Este evento contemplou a atribuição de um prémio ao melhor e-poster intitulado “Efeitos do Programa de Exercício Otago (Santos e col).
Seguiu-se a sessão de encerramento com a intervenção do deputado Ricardo Baptista Leite, em representação de José Matos Rosa, Presidente da Comissão Parlamentar para a Área da Saúde, que elogiou o II Encontro Demências “Sinergias em Ação” como um exemplo de Boa Prática.
A comissão organizadora e científica agradece a todos aqueles que direta ou indiretamente proporcionaram sinergias em ação.

Comentários

comentários