No âmbito do Plano de Investigação-Ação nas Pessoas com Demência e Prestadores Formais e Informais de Cuidados, realizou-se, no passado dia 12 de outubro, a Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, através da realização da atividade “Avivar Memórias”.

Este evento foi organizado, tendo por base o Acordo de Cooperação e Parceria na Investigação Científica, pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Ponte da Barca, ULSAM, EPE; a Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca (SCMPB); e o Centro de Investigação em Psicologia (CIPSI) da Universidade do Minho e contou com a presença de, aproximadamente, 120 participantes, entre idosos das IPSS do concelho, utentes da APPACDM, crianças do Jardim e Creche José Carneiro Bouças e o representante da Universidade Sénior Diogo Bernardes, no Salão Nobre dos Bombeiros de Ponte da Barca.

A atividade teve como objetivos: permitir, através do repertório de músicas e sonoridades significativas, a estimulação da memória, a produção de reminiscências e o relaxamento; fomentar, a partir de sequências rítmicas, uma maior concentração e coordenação motora; promover a socialização e o convívio; promover orientação temporal e espacial; e, contribuir para o enriquecimento cultural do idoso.

Os grupos de idosos das IPSS do concelho de Ponte da Barca e restante auditório, participaram numa canção tradicional – “Linda Morena”, do Grupo musical “Colheita Alegre”. Canção, essa, que faz alusão ao “amanho” da terra; à expressão da natureza (no canto das aves; nos chocalhos das vacas, a tilintar); nas declarações de amor, à moda antiga. Posteriormente, com a ajuda dos diversos técnicos da equipa do Projeto “Vivamente” (SCMPB) e dos profissionais de saúde da UCC, os idosos reproduziram a canção através do canto e, ritmicamente, com apoio das palmas.

Num segundo momento, solicitou-se aos idosos que reportassem memórias significativas e positivas de momentos, pessoas, locais, entre outros. Essas memórias foram registadas em papel e anexadas a balões brancos, elemento surpresa para os participantes.

A comemoração terminou com o lançamento dos balões de néon no alpendre dos Bombeiros de Ponte da Barca e aplausos de todos os participantes.

Este evento foi o primeiro de muitos que se pretendem desenvolver na promoção da Saúde Mental, especificamente na prevenção das Demências. Para tal realização, os contributos da Câmara Municipal de Ponte da Barca, dos Bombeiros Voluntários da Ponte da Barca e de uma entidade anónima foram imprescindíveis.

Comentários

comentários