Novo espaço da Santa Casa da Misericórdia irá integrar várias respostas sociais

O projeto do novo Centro Integrado da Santa Casa da Misericórdia já recebeu aprovação por parte do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Viana do Castelo, estando assim terminada com sucesso a primeira parte, no que diz respeito à aprovação e licenciamento deste projeto.

O próximo passo é a aprovação da Câmara Municipal de Ponte da Barca, seguindo-se depois a fase de financiamento, num investimento previsto na ordem dos 4 milhões de euros. A instituição tentará obter esse financiamento junto das demais entidades, mais em concreto no âmbito do Projeto PQCAPI (Qualificação das Comunidades Amigas das Pessoas Idosas), lançado pela União das Misericórdias. Este plano, também conhecido como Plano Juncker, denomina-se como “qualificar a vida” e visa dar resposta aos novos desafios do envelhecimento ativo, contando com o apoio de três entidades bancárias que concedem financiamento em condições mais vantajosas. Do total do investimento, 50% virá deste programa, o restante será da responsabilidade da Instituição.

Este Centro irá abranger uma nova Estrutura Residencial para Idosos, um Centro de Dia e irá integrar respostas sociais já existentes, nomeadamente, o Serviço de Apoio Domiciliário, o Jardim de Infância e Creche “José Carneiro Bouças” e ainda o Centro de Atividades e Tempos Livres.

Esta é uma aposta da SCMPB e uma estrutura estratégica em termos de desenvolvimento futuro. O terreno onde será construído este Centro Integrado pertence à instituição e situa-se na freguesia de Paço Vedro de Magalhães.

Este é um projeto ambicioso, mas que a Mesa Administrativa considera de extrema importância na política de crescimento da instituição.

 

Comentários

comentários