Desde 1983 que a Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca começou o seu legado na educação, com a inauguração do Jardim de Infância e Creche “José Carneiro Bouças” (JICJCB). A história remete-nos para o ano de 1977, altura em que a Associação Desportiva de Ponte da Barca apresentou uma proposta à Misericórdia, com o fim de ser integrado, o jardim escolar, em funcionamento na vila, sob alçada da mesma Associação.
Assim sendo, volvidos seis anos dessa data o Jardim de Infância e Creche JCB seria inaugurado, dispondo de 7 salas e acolhendo idades compreendidas entre os 3 meses e os seis anos. Foi igualmente neste ano, que em Assembleia foi proposto e aprovado com maioria que o Jardim de Infância tivesse o nome de José Carneiro Bouças.
Actualmente, esta resposta social da Santa Casa da Misericórdia funciona com 110 crianças, 50 em idade pré-escolar (3 aos 5 anos) e as restantes 60 em creche (6 meses aos 3 anos). No que toca a recursos humanos também há um forte aposta. O JICJCB tem neste momento, 1 Directora Técnica, 7 educadoras de infância, 8 auxiliares de educação, 4 trabalhadoras de serviços gerais, 1 cozinheira e 2 auxiliares de cozinha. Como colaboradoras externas tem ainda professoras de dança, inglês, música e apoio, bem como a psicóloga da Instituição quando necessário.
Sílvia Barbosa, actual Directora Técnica da resposta social, está no cargo há 4 anos e compara o trabalho de “uma directora técnica com o de um maestro”, pois ambos “são lideres e gerem uma equipa”. Para a Directora Técnica, “quem dirige a escola precisa ser um educador. Isso siginifica estar ligado ao quotidiano das salas, conhecer as crianças, equipa pedagógica e os pais. Só assim se cria uma maior proximidade sociocomunitária o que tem sido uma das grandes apostas da Instituição.”
Apesar de a taxa de natalidade no nosso país estar gradualmente a baixar e o facto de o concelho barquense ter uma elevada taxa de emigração, a procura do JICJCB não sofre alterações, o que demonstra muito a qualidade de trabalho da Resposta Social. Como contou Sílvia Barbosa, a lista de espera “é considerável”, principalmente “para crianças entre os 6 meses e os 2 anos”.
O principal objectivo passa por “proporcionar a vivência de experiências democráticas na Creche e Pré-Escolar, através da promoção da participação e envolvimento das crianças e suas famílias no processo educativo.”, explicou a Directora Técnica.
Em todo este processo de crescimento das crianças, “a participação dos pais é indispensável”. Nesse aspecto o JICJCB tem vindo a realizar um trabalho importante de maior proximidade aos pais das crianças. Para isso, têm sido inúmeras as actividades para os pais, como por exemplo o Dia do Pai e o Dia da Mãe em que foi feita uma festa apenas para os progenitores. Além disso, têm sido feitas sessões de esclarecimento para os pais, em segurança rodoviária e alimentação por exemplo. São muitas as actividades promovidas pela Resposta Social, sempre com o objectivo de promover o bem-estar das crianças e dos pais.
Um dos grandes exemplos desta Resposta Social da Misericórdia barquense é a festa de final de ano, que tem vindo a crescer ano após ano, sendo já uma festa de referência para todos os barquenses.
“Com um historial de 30 anos é com alegria que constatamos uma procura cada vez maior pelos nossos serviços, facto que resulta de um esforço contínuo de toda a equipa. Dispomos de uma equipa de colaboradores em constante formação, todo este grupo pauta-se por níveis e padrões de conduta profissional exigentes, procurando sempre o melhor projeto pedagógico capaz de preparar o seu filho para encarar os obstáculos naturais da uma vida.”, finalizou a Directora Técnica, Sílvia Barbosa.

Comentários

comentários