A Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca está de luto, pelo falecimento do seu Provedor Honorário, Gonçalo Lobo Bouças.

Gonçalo Lobo Bouças foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca de 1989 até 2004, tendo sido admitido como irmão corria o ano de 1966. 

Nasceu a 15 de Julho de 1935, na freguesia de São Martinho de Crasto em Ponte da Barca, no seio de uma família religiosa, vivendo sempre num ambiente de bondade e solidariedade, tendo no seu pai um verdadeiro exemplo de entrega ao concelho e à instituição. 

Estudou até ao 5.º ano no Liceu Sá de Miranda, em Braga. A sua vida profissional começou na carreira de industrial, tornando-se sócio gerente da empresa José Carneiro Bouças, Lda, corria o ano de 1953. Depois de um franco desenvolvimento da empresa, em 1970, mudou o nome para José Carneiro Bouças, Filho e Companhia Lda.

Em termos políticos, foi vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, durante um mandato, na década de 70. Foi ainda eleito, em 1989, Director da CCAM – Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Ponte da Barca, tendo tido um papel preponderante no desenvolvimento desta instituição bancária, como prova a sua nomeação, volvidos 5 anos, para Director da Caixa Agrícola do Alto Minho. 

Como reconhecimento do seu trabalho na área empresarial, foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Empresarial, pela Câmara Municipal de Ponte da Barca. 

O papel de Gonçalo Lobo Bouças na Santa Casa da Misericórdia é indelével. No ano de 1991, tendo como baluarte o apoio aos mais desfavorecidos e as necessidades dos idosos do concelho, decidiu criar o Serviço de Apoio Domiciliário, de modo a dar auxílio às pessoas que vivem em suas casas mas necessitam de ajuda de terceiros. 

Uma das grandes vitórias de Gonçalo Lobo Bouças foi  também a renovação do Hospital da Misericórdia. A remodelação teve inicio no ano de 1995, reabrindo as suas portas à comunidade em 1998, num investimento que rondou um milhão e meio de euros. 

No ano de 1998, ciente da necessidade de ocupar os tempos livres dos mais jovens, apresentou junto do Instituto das Drogas e Toxicodependência, um projeto que visava essencialmente, criar mecanismos de promoção de vida. Surgia assim o projecto “Vive Connosco”. Com o seu término e de forma também a rentabilizar os espaços que foram confinados ao projeto foi cimentada uma nova valência, o ATL/Centro Juvenil. 

Foram vários os projectos que, enquanto Provedor, promoveu, em parceria com outras instituições, como o Olhar Social, o Embarca Connosco, o UNIVA, a Universidade Sénior Diogo Bernardes, o Programa Inserção Emprego, entre outros. 

A importância da ação da instituição viria a ser reconhecida pelo Município de Ponte da Barca, em 2001, com a atribuição da medalha de Mérito Social. 

As suas funções, enquanto provedor, viriam a cessar em 2004, fazendo parte da Mesa da Assembleia Geral, num mandato posterior. No entanto, a ligação de Gonçalo Bouças à Santa Casa vai muito para além do tempo em que tinha responsabilidade de liderança. Depois da sua saída, sempre foi uma figura presente e uma voz ativa em defesa dos superiores interesses na instituição, bem patente no apoio incondicional que manifestou às Mesas Administrativas que lhe sucederam, no orgulho de cada vitória, ou ainda na emoção com que vivia os diferentes momentos culturais evocativos da memória da instituição. 

O seu nome figurará ao lado dos maiores. Gonçalo Lobo Bouças tem um lugar cativo na História da Santa Casa da Misericórdia.  

Comentários

comentários