No passado dia 29 de Junho, a convite da equipa do Centro Juvenil/CATL da Santa Casa da Misericórdia, os Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca deslocaram-se às instalações desse estabelecimento, a fim de fazer vários simulacros, com demonstrações, quer a nível dos procedimentos pré-hospitalares, quer a nível do combate a incêndios. Há a salientar que a Corporação colocou à disposição um jipe, um autotanque e uma ambulância e contou com a colaboração de vários Bombeiros Voluntários, a destacar a presença do comandante Alexandre Vieira e do bombeiro Pedro Machado, que organizaram e dinamizaram a actividade.

Num primeiro momento, houve uma demonstração dos equipamentos existentes numa ambulância de socorro. Os miúdos tiveram a oportunidade de entrar na viatura e participar em exercícios simulados de trauma e de suporte básico de vida, nomeadamente, em casos de vítimas de doença súbita e poli traumatizados. Os utentes do CATL tiveram uma presença muito activa nesta simulação.

Seguidamente, a Corporação passou a fazer várias demonstrações relativas ao combate a incêndios. Primeiramente, explicaram aos presentes qual a funcionalidade de um extintor. Para uma maior percepção e compreensão do seu manuseamento, realizaram-se alguns exercícios práticos de extinção de foco de incêndio, com extintor de pó químico. Seguidamente, passaram à técnica da água, estabelecendo as linhas de mangueira, com a cortina de protecção, o jacto directo e leque. Mais uma vez, os miúdos tiveram a oportunidade de participar na simulação, tornando-se bombeiros por uns breves minutos!

Posto isto, passou-se à utilização do Espumífero de baixa, média e alta expansão, no combate a incêndio da classe B (Líquidos Inflamáveis). Nesta demonstração, os presentes puderam apreciar um belo espectáculo de espuma e, no final da demonstração, deliciaram-se a brincar no mar de espuma. Foi um momento muito divertido e todos se mostram muito animados e surpreendidos com a eficácia desta técnica.

No momento seguinte, foi a vez da equipa do CATL participar activamente nos exercícios, nomeadamente na demonstração das técnicas de ventilação em incêndios urbanos e na utilização do aparelho respiratório em ambiente contaminado. Foi um momento bastante hilariante, na medida em que os miúdos deliraram ao ver as colaboradoras do estabelecimento a usar o aparelho respiratório e a participar activamente no simulacro.

Num último momento, houve um esclarecimento acerca dos equipamentos de protecção individual e das suas funcionalidades.

Esta sessão de importante relevância, evidenciou todo o trabalho e total entrega dos Bombeiros Voluntários na ajuda e salvaguarda do nosso bem-estar, sendo notórios, através das várias demonstrações, os inúmeros perigos que estes “soldados da paz” enfrentam diariamente, para assegurar o bem do seu semelhante.

Como corolário, há a salientar que a Corporação Barquense fez um simulacro muito completo dos procedimentos diários dos Bombeiros e que esta foi uma sessão muito enriquecedora para todos os que tiveram o privilégio de assistir. A toda a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, o nosso bem haja!! Ao comandante Alexandre Vieira e ao Bombeiro Pedro Machado o nosso agradecimento especial, pela total entrega na organização e dinamização da actividade.

Comentários

comentários