“Prevenção, Detecção e gestão de abusos, maus – tratos e negligência a Idosos”

Os maus-tratos podem ser caracterizados por acções ou omissões que desrespeitam direitos fundamentais da pessoa. Para além de possíveis efeitos físicos, é muito elevada a probabilidade de consequências emocionais e psicológicas muito gravosas a curto, médio e longo prazo.

Os maus-tratos são por isso inadmissíveis, e fragilizam quem os sofre, podendo comprometer gravemente a possibilidade de conduzir a vida de forma autónoma e feliz.
Muitas vezes são praticados por pessoas que estão numa posição de autoridade ou confiança, o que acentua o seu desvalor e a gravidade dos efeitos. Podem ocorrer isoladamente ou de forma repetida, e serem cometidos com intencionalidade ou por negligencia.

Quando os maus-tratos são intencionais, são especialmente censuráveis, nomeadamente os que implicam ofensas, físicas, psicológicas, sexuais ou prejuízos patrimoniais.

Mas os maus tratos cometidos sem intenção de fazer mal, por ignorância, incompreensão, ou insensibilidade, como, por exemplo, não facilitar o convívio entre o residente com a família ou pessoas para ele significativas, não dar a atenção devida aos seus gostos, anseios, sofrimentos, medos, frustrações, descuidar aspectos da intimidade e sensibilidade do residente, da sua higiene e conforto, são também inaceitáveis, pela inconsideração, que implicam, de direitos e necessidades fundamentais da pessoa e pelas consequências nefastas que podem determinar.

Conscientes da importância do tema, realizou-se, no passado dia 22 de Março, no Lar Condes da Folgosa, uma Sessão de Consciencialização alusiva à problemática, dirigida a todos os Colaboradores e Técnicos do Lar Condes da Folgosa, dirigida pela Directora Técnica do mesmo. Nesta sessão, ocorreu, ainda, a apresentação e discussão do Manual “Normas de Actuação: Maus Tratos a Idosos”, em vigor na Resposta Social. O objectivo desse Manual é o de estabelecer pautas de intervenção precoce e de actuação em caso de violência contra o idoso, assim como, normalizar a atenção e seguimento dos clientes residentes, e sensibilizar o pessoal técnico e colaboradores para este problema grave.

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