No âmbito do Projecto “Enraíz´arte”, o Gabinete de Comunicação e Animação Sociocultural da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca dinamizou, no passado dia 16 de Agosto, à noite, uma Sessão Cultural no belíssimo Mosteiro de S. Martinho de Crasto, tendo por base a lenda ”A Capa, a Capela e o Mosteiro de S. Martinho”, da obra de Luís Arezes “Ponte da Barca: Lendas e Narrativas com História”.
Devido à carga simbólica e histórica que envolve o Mosteiro de S. Martinho de Crasto e reconhecendo este monumento como um marco arquitectónico do românico em Ponte da Barca, considerou-se de total relevância dinamizar uma palestra sobre o património local e as potencialidades do turismo religioso.
A iniciativa foi marcada por variados momentos de valorização das tradições locais, na qual esteve também patente uma exposição de artigos artesanais locais. Num primeiro momento, os convidados foram presenteados com uma cantata feita pelo rancho folclórico de S. Martinho de Crasto, seguida de um apontamento musical entoado por um grupo da mesma freguesia.
Seguiu-se a Sessão de Abertura, na qual o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, o Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Junta de Freguesia teceram algumas considerações acerca de iniciativas desta natureza, enaltecendo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Gabinete de Comunicação e Animação Sociocultural da Santa Casa.
Para que todos os presentes ficassem ainda mais envolvidos na iniciativa e rendidos a todo aquele ambiente carregado de carga simbólica, seguiu-se uma eloquente leitura da lenda ”A Capa, a Capela e o Mosteiro de S. Martinho”, pelo autor Luís Arezes.
Posto isto, passou-se a uma Palestra denominada “Património e Identidade”, sob a moderação do pároco da freguesia, P. Eduardo Parente, e com as intervenções de dois oradores de reconhecido mérito profissional, nomeadamente, a Dra Carla Juliana Galvão Alves (doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e docente da Universidade Estadual de Londrina – Brasil, na cátedra de História de Arte) e o Dr. Varico da Costa Pereira (licenciado e mestre em Turismo pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Diplomado em Estudos Avançados pela Universidade de Santiago de Compostela em Geografia Humana, actualmente é docente no Instituto Superior da Maia).
Num último momento, o rancho folclórico animou a iniciativa com a sua atuação, seguido de um convívio entre todos os intervenientes.
No final, a opinião foi unânime de que se tratou de uma iniciativa inovadora, com um enquadramento perfeito, um espírito de cooperação extraordinário entre todos os parceiros envolvidos, uma grandiosa envolvência da comunidade de S. Martinho de Crasto e, ainda, o conhecimento real da história local pela eloquência das intervenções dos convidados presentes.
Resta fazer um agradecimento especial a todos quantos colaboraram nesta iniciativa. A salientar, Câmara Municipal de Ponte da Barca, Junta de Freguesia de Crasto, Dr. Luís Arezes, Padre Eduardo Parente, Dra Carla Juliana Galvão Alves, Dr. Varico da Costa Pereira e a comunidade de S. Martinho.
Deixe um comentário
Por favor entreara inserir um comentário.