Instituição é a segunda maior entidade empregadora do concelho e acolhe neste momento perto de 400 utentes

 

Passou pouco mais de um ano desde que a atual Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia (SCMPB) tomou posse, pelo que se torna necessário realizar um balanço do trabalho levado a cabo face às metas a que se propôs aquando da sua eleição.

Reportando-nos ao trabalho desenvolvido, importa salientar a preocupação que foi mantida com a sustentabilidade da Instituição e o seu equilíbrio financeiro, que será apoiada, na sua estratégia futura, pelas conclusões da recente avaliação efetuada por uma entidade externa à situação económico-financeira da Instituição.

Na área dos Recursos Humanos, foram implementas várias ações direcionadas para os colaboradores, nomeadamente, o levantamento de necessidades e a elaboração de um Plano de Formação Profissional; o Sistema de avaliação de Desempenho; a melhoria das condições de trabalho e ainda a atribuição de um dia de folga correspondente ao dia do seu aniversário.

No âmbito da Formação, foi estabelecida uma nova parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional para o início de um novo curso de formação de Técnico Auxiliar de Saúde. No decurso do segundo semestre ocorrerá ainda o arranque de uma nova parceria com uma entidade externa para a realização de mais três módulos de formação modular para desempregados de longa duração.

Outro dos objetivos a que a atual Mesa se propôs foi reforçar o papel da Irmandade, incentivando a presença dos Irmãos no quotidiano da Instituição. Para o efeito, já foram levadas a efeito um conjunto de ações, entre as quais se destaca a atualização dos ficheiros de Irmãos e a implementação do Cartão do Irmão, com a aplicação de um conjunto de benefícios resultantes do mesmo.

 

 

 

Tendo como horizonte o crescimento da Instituição e o alargamento dos serviços que presta à comunidade, salienta-se a realização da escritura pública de permuta entre a SCMPB e a Câmara Municipal de um terreno localizado em Fonte Cova, Paço Vedro de Magalhães, local para onde está projetada a construção de um Centro Integrado. O projeto, que foi apresentado aos irmãos em Assembleia Geral encontra-se, neste momento, em período de avaliação e consequente parecer técnico pelo Centro Distrital da Segurança Social.

Ainda no campo das infraestruturas, procedeu-se à construção de um novo espaço físico no Lar Condes da Folgosa para instalação da nova lavandaria central. A cozinha central também beneficiou de uma intervenção ao nível da substituição do pavimento, pintura e renovação do sistema de armazenamento de géneros alimentares. Importa ainda referir a instalação recente de equipamentos de ar condicionado nos espaços comuns desta resposta social.

No Hospital da Misericórdia foram feitos melhoramentos ao nível da infraestrutura e respetivos equipamentos de apoio aos serviços e utentes.

Também o Jardim de Infância José Carneiro Bouças está a ser alvo de uma intervenção, resultado de uma candidatura ao fundo Rainha D. Leonor, que visa a recuperação e beneficiação do espaço. Já no início do ano escolar, as crianças poderão usufruir de dois novos parques infantis e de um espaço intergeracional que privilegiará as atividades com os avós e os seniores que integram outras respostas sociais. Paralelamente, será reabilitado o espaço interior e substituído o telhado.

No apoio à comunidade barquense, nunca é de mais salientar a incessante procura de respostas às necessidades das pessoas, sobretudo daqueles que mais necessitam. Este trabalho da Instituição reveste – se de enorme importância, quer ao nível da Cantina Social, onde foi mantida a distribuição de refeições aos mais carenciados, quer ao nível do trabalho realizado pela equipa do Serviço de Apoio Domiciliário que, através dos múltiplos serviços que presta, procura também ser uma presença ativa no dia-a-dia dos seus utentes. Estamos, por isso, apostados em alargar os nossos serviços para conseguirmos ser ainda mais eficazes e céleres na resposta que damos às populações.

 

A este nível, é de realçar os cerca de 700 atendimentos realizados no período de um ano pela equipa técnica da Rede Local de Intervenção Social (RLIS), que assegura o atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social. Foi ainda mantida a estreita colaboração com a Comissão Local de Ação Social (CLAS) da Rede Social.

No apoio às crianças e Jovens, destaca-se o papel que o CATL tem junto da comunidade barquense, ao nível da ocupação dos tempos livres de mais de 80 crianças, tornando-se também um apoio fundamental para as famílias em período escolar.

De igual forma, tem existido uma preocupação permanente em intensificarmos as parcerias com as instituições locais que atuam em diferentes áreas, mantendo a integração com o tecido local, nomeadamente com o acolhimento de estágios profissionais e curriculares e ações de trabalho comunitário.

Uma instituição com mais de 430 anos de história tem um vasto e rico património material e imaterial, à qual a atual Mesa Administrativa tem dado e continuará a dar uma especial atenção. Ao longo deste último ano, algumas iniciativas têm comprovado isso mesmo, entre as quais se pode destacar: a intervenção ao nível da pintura exterior da Igreja da Misericórdia; a apresentação de uma candidatura para apoio à renovação do telhado; está igualmente em curso uma avaliação técnica ao nível do espaço interior da igreja no sentido de formalizar uma candidatura de apoio à sua requalificação; já foi também formalizado um pedido junto da autarquia, de classificação do imóvel de interesse municipal. Além disso, nesta área patrimonial, já foi realizado um cadastro, que inclui avaliação do estado geral e georreferenciação e reavaliação patrimonial dos imóveis da SCMPB.

Firmando um compromisso com a qualidade e a melhoria contínua, procurando desta forma garantir permanentemente a prestação de serviços de excelência aos seus Clientes e a todas a partes interessadas, a instituição iniciou em finais de 2015 um processo de implementação do sistema de gestão da qualidade face aos requisitos da norma EP EN ISO 9001:2015, encontrando-se já concluída a primeira fase do processo com a realização da auditoria interna, tendo a equipa envolvida e as respostas sociais em avaliação alcançado excelentes resultados. Encontra-se já agendada a primeira fase da auditoria de concessão, que culminará com a atribuição, no fecho da segunda fase, da marca de certificação segundo o referencial em causa.

Realçamos ainda que, no âmbito deste processo, foi desencadeado um procedimento de avaliação da satisfação dos utentes/familiares face aos serviços que são prestados nas várias respostas sociais, que nos permitiu, após análise dos resultados gerais, confirmar que o público que procura a instituição está muito satisfeito com o serviço que prestamos, expressando um grau de satisfação global acima dos 90%, o que representa para a instituição um motivo de grande satisfação e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela equipa Santa Casa.

Comentários

comentários