No primeiro dia de Maio não há porta ou janela em Ponte da Barca, que não ostente, pelo menos, um pequeno ramo de giesta. É uma antiga tradição relacionada com a lenda do rei Herodes, que tem por objetivo afastar as “forças do mal”.
A Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, como instituição secular, não fugiu à tradição e nos edifícios do Lar Condes da Folgosa, do Jardim de Infância e Creche “José Carneiro Bouças” e no Hospital da Misericórdia foi possível ver alguns ramos de maios com o intuito de assinalar esta tradição.
Os pequenos ramos foram feitos pelos meninos e meninas do Jardim de Infância e pelos seus pais, sendo que depois foram entregues nas restantes respostas sociais. Com esta iniciativa, também ela intergeracional, pretendeu-se recordar e salvaguardar as tradições, passando as mesmas de pais para filhos ou de avôs para netos.
Artigos recentes
- Convocatória
- Tecnologias na Educação: Equilibrando Inovação e Saúde Mental
- II Edição da Atividade “Encontros Séniores” – na senda da promoção de uma mente ATIVA
- Oferta de Emprego
- Eucaristia e Procissão de Velas em honra da Nossa Senhora da Misericórdia e encerramento do Mês de Maria assinalam o arranque das comemorações do centenário do Lar Condes da Folgosa
Deixe um comentário
Por favor entreara inserir um comentário.