Na passada sexta-feira, dia 24 de Outubro, dia do Município de Ponte da Barca, a Santa Casa da Misericórdia, inaugurou uma exposição itinerante sobre os 9 Cortejos de Oferendas que se realizaram em favor da Instituição.
A exposição é constituída por 18 painéis, dos quais constam testemunhos, fotografias, documentos oficiais e relatos da época, referentes aos Cortejos de Oferendas, realizados entre os anos de 1940 e 1960, em benefício do Hospital e do Asilo da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca.
Resulta de uma investigação realizada nos Arquivos da Instituição e da Câmara Municipal de Ponte da Barca, bem como da recolha de depoimentos junto das pessoas que outrora participaram nestas grandes manifestações de caridade, que ajudam a compreender melhor como eram organizados os Cortejos de Oferendas e qual o seu simbolismo enquanto manifestação pública.
Aquando da sua intervenção na apresentação da exposição, o Provedor da Misericórdia, António Bouças, depois de ter dirigido palavras elogiosas ao trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Comunicação e Animação Sociocultural (GCAS) da instituição, responsável pelas iniciativas levadas a efeito no âmbito das comemorações dos 430 anos, aproveitou para agradecer a todas as instituições e particulares, que se associaram às diversas iniciativas e que também se mobilizaram para a recriação do cortejo de oferendas.
A coordenadora da exposição, Carla Barbosa, depois de reiterar o inestimável contributo do GCAS e do responsável gráfico pela exposição, Paulo Rodrigues, agradeceu ao município, nas pessoas dos vereadores da cultura que consigo colaboraram, Manuel Joaquim e Sílvia Torres, sobretudo pelo importante apoio ao permitirem o acesso sem restrições ao arquivo da autarquia. Foi também referenciado o Bibliotecário Arsénio Dias, inexcedível na recolha de informações.
Posteriormente, apresentou uma breve explanação sobre a forma como decorriam os cortejos, particularizando alguns aspetos mais relevantes dos longos meses que antecediam a sua realização, assim como o retrato do dia, revelando alguns números impressionantes sobre a participação popular.
Por último, anunciou que esta exposição será complementada com um documentário, que resultará de uma parceria com o Agrupamento Vertical de Escolas de Ponte da Barca, e deixou o repto aos representantes das freguesias presentes para que levem a exposição até às suas comunidades, onde se fará uma abordagem particular sobre a participação de cada uma delas nos diferentes cortejos que integraram.
Também o presidente do município Vassalo Abreu, salientou o bom trabalho que a Santa Casa da Misericórdia tem vindo a realizar e que o município está sempre aberto a colaborar com estas iniciativas.
Destaque ainda para a presença de diversa individualidades, além das já referidas, marcaram presença a vereadora da cultura do município, alguns presidentes de junta do concelho, o presidente da Assembleia Municipal e outras individualidades.
Deixe um comentário
Por favor entreara inserir um comentário.