A Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, iniciou no passado sábado, a comemoração do seu 430º aniversário. No dia 24, a Instituição organizou uma palestra, inserida na Feira do Livro que o município realiza anualmente, subordinada ao tema: “SCMPB: 430 anos de obras e afectos”, que contou com o Dr. Marques Pinto como orador.
A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal, Vassalo Abreu, que classificou a Santa Casa da Misericórdia como uma “instituição a quem o município muito deve”, salientando que “além da função de assistência social que a Santa Casa da Misericórdia tem vindo a promover ao longo destes séculos, é importante realçar a acção que tem vindo a desenvolver na área da cultura.”
Também o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, Dr. António Bouças, teceu algumas palavras no início da sessão, onde explicou que a Instituição vai comemorar os 430 anos com “um conjunto de actividades”, algumas delas consideradas pelo Provedor como ” muito ambiciosas e que o seu êxito vai depender das parcerias”. O Provedor salientou ainda a importância que, desde a sua fundação, a Instituição teve para a comunidade barquense, aproveitando para salientar o trabalho que tem sido realizado na vertente cultural, “fruto de uma iniciativa de alguns anos, com a criação do Gabinete de Comunicação e Animação Sociocultural”.
A palestra do Dr. Marques Pinto teve, então, como principal foco a história da Instituição barquense. De uma forma resumida, mas bastante esclarecedora e rica em informação, o principal orador da sala teve o dom de cativar todos os presentes e conseguir expor 430 anos de história.
No final da sessão, foi ainda assinado um protocolo entre a Santa Casa da Misericórdia e a Câmara Municipal, que visa o tratamento e a classificação do espólio da Instituição barquense, sendo que esse trabalho será feito em parceria com o Arquivo Municipal.

Comentários

comentários