Rui Folha Gomes
Rui Folha Gomes
Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca
A Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca tem, ao longo dos seus mais de quatro séculos de existência, desenvolvido uma acção permanente de apoio e solidariedade junto da comunidade barquense. É uma das mais antigas e prestigiadas instituições do nosso concelho, disponibilizando um vasto conjunto de respostas nas áreas social e da saúde.

Num mundo diferente e com outras exigências, o humanismo e a solidariedade mantêm-se como valores estruturais desta Irmandade. Nos últimos tempos, é inegável a forma como a instituição viu aumentado o seu papel de intervenção social no concelho. Hoje, a Santa Casa tem um papel essencial na sociedade local ao colocar a sua reconhecida experiência ao serviço de novos tempos, novas causas e cada vez mais pessoas.

O trabalho que nos propomos desenvolver no próximo quadriénio assenta numa forte determinação em continuar a honrar o passado da instituição, consolidando o trabalho já desenvolvido, mas também lançar novos projetos em áreas estratégicas que nos devem mobilizar a todos pelo seu impacto social e serviço de proximidade. Estamos motivados a ajudar a mudar o paradigma do envelhecimento, com programas inovadores e promoção do trabalho em rede e a prosseguir o pioneirismo da instituição em áreas como o sector da saúde e da infância. Sabemos que a qualidade dos serviços exige a criação de infra-estruturas adequadas, por isso, pugnaremos pela criação de uma nova unidade de referência, juntando as gerações num espaço único, através da edificação de um Centro Geracional que comporte as diversas respostas sociais.

Estamos, igualmente, empenhados na construção de uma Irmandade cada vez mais participante e identificada com a instituição, pelo que criaremos um conselho consultivo onde terão assento aqueles que servem a instituição desde há largos anos, mas também outros dos quais estamos dispostos a receber o seu importante contributo.

Numa época em que muito se apela à consciência social e estando perante um novo ciclo institucional e o emergir de uma nova geração de políticas no setor, assumo em meu nome pessoal e dos corpos gerentes da instituição a nossa determinação e forte convicção em honrar o legado e continuar a cumprir as Obras de Misericórdia.

Um abraço fraterno,

Rui Folha Gomes