Maria Gonçalves Martins, é assim que se chama a utente mais idosa da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, que celebrou no passado dia 19 de Março, 106 anos. Natural de Paradamonte, freguesia de Britelo, concelho de Ponte da Barca, a D. Maria Corticeira, como é conhecida, faz parte da família da SCMPB desde 1998, ou seja, há já quase 20 anos.
No total, foram 11 os filhos que trouxe ao Mundo, mas neste momento apenas dois estão ainda junto a ela. São muitos os netos e bisnetos, que vêm na sua avô um exemplo de vida. Como confidenciou a sua filha, Maria Martins, trabalhou sempre no campo e na agricultura, até ao ano de 1998 em que foi para o Hospital da Misericórdia e de lá mais não saiu.
Para o provedor da Instituição, Rui Folha Gomes “este é um dia muito feliz” pois é o aniversário “da idosa mais antiga da Instituição”, salientando ainda que este ano também “se comemora o 270º aniversário da fundação do Hospital da Misericórdia e 90 anos da conclusão das obras do atual edifício”. Sobre Maria Martins, o Provedor contou que “é uma pessoa, nesta fase da sua vida já com algumas limitações, mas muito bem-disposta”, explicando que naturalmente “há um carinho muito especial pela D. Maria, há sempre aquele olhar mais cuidadoso” e que é um “grande orgulho” para a Instituição ter alguém com esta longevidade entre nós.
Durante a tarde do dia 19 de Março, amigos e familiares juntaram-se no Hospital da Misericórdia para cantar os parabéns a Maria Martins, que encantou pela sua jovialidade e também cantou algumas músicas da sua juventude que maravilharam todos os presentes.

Comentários

comentários