Neste período de confinamento, que se poderá prolongar por tempo indeterminado, a equipa pedagógica do Jardim de Infância e Creche “José Carneiro Bouças” (JICJCB), defrontou-se com um conjunto de constrangimentos que condicionaram as ações do seu dia-a-dia e a realização de uma série de projetos e iniciativas dos seus profissionais e crianças, impedindo-as de usufruírem de tudo aquilo a que têm direito.

Sem baixar os braços, a equipa do JICJCB, em parceria com a Biblioteca Municipal de Ponte da Barca, propôs-se ao desafio de fazer chegar livros de histórias às casas das famílias das crianças, promovendo a sua inclusão no mundo da literatura infantil.

“Livros com Asas” é uma iniciativa que pretende contribuir para a criação de alternativas e oportunidades, por meio de atividades de promoção do livro e da leitura infantil.

Estas experiências serão potenciadoras de um desenvolvimento equilibrado das crianças, bem como, proporcionarão momentos de bem-estar aos alunos, aos adultos e assegurarão um enriquecimento na vida escolar de todos, incentivando a imaginação e criatividade.

Para além disso, estimular o interesse por livros é, além de uma forma de cuidado, atenção e carinho, uma importante atitude que contribui para fomentar os hábitos de leitura desde tenra idade.

Distantes, é certo, mas sempre com a missão de aproximar e de levar às crianças o melhor do mundo, este é, sem dúvida, o momento para que a equipa pedagógica do JICJCB não se resigne e distribua magia em forma de livros, que tantas vezes, em tempos como este, vai perdendo o brilho.

Neste sentido, esta equipa, colocou mãos à obra e fez a recolha dos livros essenciais para cada idade, na Biblioteca Municipal de Ponte da Barca. Verificou quais as crianças interessadas em participar nesta iniciativa e, de forma organizada, segura e responsável, iniciou no dia 9 de fevereiro o percurso itinerante e a distribuição de livros de histórias pelas casas das famílias. A acompanhar os livros seguiu um cartão de leitor, onde serão feitos os registos de todas as requisições efetuadas pelas crianças e uma pequena lembrança: um marcador de livros.

O entusiasmo com que esta iniciativa foi recebida por todos os intervenientes, garante que, durante o período de confinamento, consigamos realizar esta distribuição porta a porta, assegurando o bem-estar e segurança de todos.

Não faltam, por isso, motivos para continuarmos a sonhar.

Comentários

comentários