Na passada segunda-feira, dia 10 de Setembro, o Hospital da Misericórdia celebrou o seu 270º aniversário. Pela importância que esta unidade de saúde sempre assumiu para os barquenses, a Santa Casa da Misericórdia leva a efeito um vasto programa que pretende assinalar esta importante data e, da mesma forma, homenagear todos aqueles que ajudaram a edificar o Hospital da Misericórdia.
Assim, no passado dia 10 de Setembro, foi inaugurada uma placa comemorativa do 270 º aniversário, assinalada no Largo da Misericórdia, no edifício onde foi fundado o Hospital, no longínquo ano de 1748. Nas suas declarações, o Provedor da Instituição, Rui Folha Gomes, afirmou que a Santa Casa da Misericórdia precisava assinalar “este momento simbólico mas de grande emoção e sentimento”, explicando que foi naquele local que o Hospital “nasceu com apenas duas camas e onde durante quase 150 anos prestou assistência aos que dela precisavam”. O Provedor salientou ainda o papel “muito importante” do Hospital da Misericórdia para a comunidade, prova disso é o seu envolvimento em sua defesa em diversos momentos marcantes da sua história e que, “num dia como este é importante homenagear os fundadores, beneméritos e todos aqueles que apoiaram e serviram esta causa”.
Presente nesta cerimónia esteve, também, o autarca barquense, Augusto Marinho, que expressou que nesta data é “importante salientar todos os barquenses que, na altura, meteram mãos à obra para construir o Hospital”, num trabalho árduo e contínuo de “todos que, entretanto, por lá passaram”, salientando ainda o “trabalho de todos os funcionários que, dia após dia, fazem movimentar o Hospital da Misericórdia”.
O dia começou com a abertura de uma exposição intitulada “Pintar o Hospital”, onde este foi representado sob diversas perspetivas e olhares, por alguns artistas locais , na sequência de um desafio que lhes foi lançado pela organização.
Depois da cerimónia, seguiu-se uma Missa Solene, evocativa da Memória dos fundadores, beneméritos, dirigentes e colaboradores do Hospital da Misericórdia, realizada na Igreja da Misericórdia, que encheu por completo para a eucaristía.
As cerimónias de celebração dos 270 anos do Hospital da Misericórdia terão continuidade nos próximos meses, conforme programa que, oportunamente, será divulgado.
Deixe um comentário
Por favor entreara inserir um comentário.