No dia 10 de outubro celebra-se o Dia da Saúde Mental e em Ponte da Barca realizar-se-á a abertura do GIIAC (Gabinete de Investigação, Informação e Apoio ao Cuidador e Pessoa com Demência) à comunidade. Esta Unidade de Diagnóstico insere-se numa das estratégias do Plano IADem resultante do Acordo de Cooperação e Parceria entre três entidades – Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE – UCC de Ponte da Barca e Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) da Universidade do Minho. Esta unidade subdivide-se em três gabinetes: o GIIAC 1, situado nas instalações do Hospital da Misericórdia de Ponte da Barca, o GIIAC 2, na UCC do Centro de Saúde de Ponte da Barca e o GIIAC 3, no CIPsi, na Escola de Psicologia da Universidade o Minho.

O GIIAC destina-se ao atendimento a cuidadores informais – familiares, amigos, vizinhos, a cuidadores formais e pessoas com ou suspeita de patologia neurológica. Tem como objetivo geral permitir o diagnóstico integral e o planeamento de cuidados ao cuidador e à pessoa com ou suspeita de patologia neurológica. Para tal, disponibiliza um conjunto de serviços direcionados ao cuidador centrados em quatro eixos de intervenção: prevenção, diagnóstico, apoio psicológico individual e familiar bem como acompanhamento específico no luto.

O GIIAC em relação à pessoa com ou suspeita de patologia neurológica visa estratégias respeitantes aos cuidados mediante identificação precoce, monitorização e avaliação contínua, através do diagnóstico atempado, acesso a tratamentos farmacológicos e não-farmacológicos e ênfase nos cuidados de saúde integrados ao nível da saúde primária e da colaboração com os cuidados hospitalares.

O GIIAC enfatiza ainda a Investigação-ação na demência promovendo a melhoria da qualidade de vida dos cuidadores (informais e formais) e de pessoas com demência, no sentido de aumentar o conhecimento sobre a patologia e contribuir para o desenho de intervenções adequadas às necessidades de ambos.

Para ter acesso aos serviços disponibilizados pelo GIIAC poderá efetuar marcação de uma primeira consulta, através do telefone para o Hospital da Misericórdia ou para a UCC do Centro de Saúde de Ponte da Barca ou, ainda presencialmente, pelo próprio ou cuidador nestas duas instituições.

 

SE SUSPEITA OU POSSUI DEMÊNCIA, É CUIDADOR DE UMA PESSOA COM DEMÊNCIA OU PRETENDE COLABORAR NA INVESTIGAÇÃO SOBRE DEMÊNCIA, NÃO HESITE EM NOS PROCURAR!…

Comentários

comentários