A equipa de trabalho é composta pelas diretoras técnicas das respostas sociais, o que tem constituído uma mais-valia no trabalho realizado, já que, para além de conferir maior celeridade e articulação às ações desenvolvidas, tem permitido criar um espaço de reflexão interna e reforçar o espírito de equipa. Para além desse aspeto é importante sublinhar que este trabalho tem contribuído para a melhoria da imagem e credibilização da instituição, como está patente no estreitamento de parcerias entretanto conseguidas e no impacto sociocultural das iniciativas realizadas.
Tendo em conta os objetivos estratégicos da Mesa Administrativa, considerou-se pertinente integrar uma nova componente muito importante, a área do Património. A criação desta área visa, em termos gerais, defender e valorizar o património da Misericórdia e afirmar a identidade da instituição. O Gabinete, na sua vertente do Património Cultural terá uma ação que passará pela salvaguarda, preservação, estudo e divulgação do património em geral, mas também da promoção de estratégias de parcerias com entidades responsáveis.
Desta forma, o Gabinete passa a ter uma nova denominação, nomeadamente, Gabinete do Património, Cultura e Comunicação (GPCC).