A sessão foi dinamizada por elementos da equipa do Plano IADem – Investigação Ação nas Demências e dirigida aos cuidadores informais de pessoas com Demência do concelho de Ponte da Barca.
Esta atividade integra-se no âmbito do Acordo de Cooperação e Parceria entre a Unidade Local de Saúde de Alto Minho, EPE – Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Ponte da Barca, a Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca e a Universidade do Minho, representada pelo Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi).”
A iniciativa decorreu na semana em que se celebra o Dia do Cuidador, a 05 de novembro, e permitiu, numa interação dinâmica entre participantes e equipa, a identificação e implementação, na vida diária, de estratégias de comunicação com a pessoa com Demência.
A consciencialização das caraterísticas e estádios da Demência e a capacitação dos cuidadores tem constituído uma preocupação constante a fim de melhorar a qualidade de vida do cuidador informal e da pessoa cuidada.
Esta foi uma das primeiras iniciativas bem-sucedida desta equipa dirigida em exclusivo a cuidadores informais e que contou com a mui preciosa colaboração da União de Freguesias de Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães.
Para o ano 2020, será dada continuidade com outros temas sempre em colaboração com as instituições parceiras da comunidade barquense.

Comentários

comentários