As Comemorações do Dia da Misericórdia tiveram o ponto alto no dia 29 de Outubro, com uma Sessão Solene, este ano com especial destaque para a Homenagem ao Provedor Cessante, Dr. António Eiras Bouças.
Num primeiro momento, foi inaugurada a Sala dos Provedores no Lar Condes da Folgosa, com o descerrar do retrato do homenageado. Alguns ilustres aproveitaram o momento para tecer algumas considerações acerca do Dr. António Bouças.
De seguida, houve tempo para um Jantar de Homenagem, onde todos tiveram a oportunidade de estar junto daquele que comandou os destinos desta instituição ao longo destes últimos anos.
O momento alto destas comemorações decorreu no Auditório da Epralima com a Sessão Solene Comemorativa, repleta de diversos apontamentos musicais. De sublinhar o Hino da Misericórdia (pelos meninos do CATL, sob orientação da Prof. Sónia Castro) um fado (pela fadista Maria do Céu Cerqueira) e bailados (brilhantemente coreografados pela Prof Maria João Basto, um deles com um instrumental do filho do homenageado).
Após a apresentação do Cartão de Irmão, foram entregues as medalhas de mérito aos colaboradores pelo reconhecimento dos serviços prestados ao longo de 15 e 30 anos na Instituição.
O Provedor Dr. Rui Folha Gomes, no seu discurso, sublinhou a sua satisfação em dirigir os destinos desta instituição secular, aproveitando o momento para agradecer aos colaboradores “que são a parte fundamental do motor que faz mover a grande máquina”.
No momento alto da sua intervenção, centrou-se na figura do Homenageado Provedor Cessante, elogiando a sua capacidade de ação, disponibilidade, entrega e dedicação ao trabalho social e à Instituição. Como reconhecimento, agradeceu em nome pessoal, da Mesa Administrativa e de todos os colaboradores toda a entrega, saber e disponibilidade sempre demonstrados em prol da instituição. Aproveitou o momento para informar os presentes que, em reunião de Mesa, foi atribuído o título de Irmão Honorário ao homenageado.
“Fiz o que pude, façam melhor os que puderem” foi a o mote dado pelo Dr. Marques Pinto para iniciar a sua homenagem ao Dr. António Bouças, sublinhando o trabalho realizado ao longo dos vários anos à frente dos destinos de tão nobre Instituição.
O Filme apresentado sobre o homenageado, com os testemunhos de colaboradores das diferentes respostas sociais, foi a manifestação mais pura e genuína da gratidão e reconhecimento pela forma intensa com que este HOMEM defendeu tão mui nobre missão.
“Porque os símbolos perduram no tempo mas os afetos, os sentimentos e as lembranças perduram no coração” foi-lhe oferecido um álbum fotográfico digital, para perpetuar os momentos partilhados.
A todos quantos colaboraram nestas iniciativas o nosso AGRADECIMENTO.
BEM HAJA!
Deixe um comentário
Por favor entreara inserir um comentário.