CATL
“Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje”
Com o término do projeto “Vive Connosco”, a Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca resolveu rentabilizar os espaços que a ele foram confinados e criar uma nova resposta social, o Centro Juvenil/CATL, nos períodos extraescolares e noutros tempos disponíveis.
Esta resposta social começou por dar os primeiros passos em Março de 2001 e, apesar da problemática envolta das novas políticas educativas, continua a ter um número considerável de crianças/jovens. Atualmente, este espaço presta serviço a 50 clientes protocolados, com idades compreendidas entre os seis e os catorze anos. Dessas 50 crianças, 28% frequentam o 2º e 3º ciclo, o que, devido à flexibilidade de horários, justifica o facto do CATL se encontrar aberto durante todo o dia, excetuando a hora de almoço.
Relativamente às crianças do 1º ciclo, há a referir que estas são acompanhadas, no percurso escola/CATL, por duas colaboradoras da resposta social, dependendo sempre dos horários letivos.
São objetivos deste estabelecimento: proporcionar às crianças experiências que concorram para o seu crescimento como pessoa, satisfazendo as suas necessidades de ordem física, intelectual, afetiva e social; criar um ambiente propício ao desenvolvimento da personalidade de cada criança, de forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um; favorecer a inter-relação Família/Escola/Comunidade, em ordem à sua valorização, aproveitamento e recuperação de todos os recursos do meio; proporcionar vivências conjuntas, incutindo normas de interajuda e espírito de grupo; incutir hábitos de prática desportiva, como meio de ocupação dos tempos livres.
Este espaço continua a desempenhar um papel de importante relevância na comunidade barquense.