No âmbito do Projeto “Enraiz’arte”, que visa revitalizar tradições, o Gabinete de Comunicação e Animação Sócio-cultural da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca promoveu, no passado dia 9 de junho, uma caminhada na Ecovia, inspirada na lenda ”Na Margem do Letes”, da obra de Luís Arezes “Ponte da Barca: Lendas e Narrativas com História”.

Esta iniciativa insere-se na ação denominada “À descoberta da Terra-Mãe: Percursos Pedestres” e teve como principais pressupostos a promoção de hábitos de vida saudáveis, aliada à valorização da inconfundível beleza natural das margens do rio “Letes”.

O ponto de encontro foi na Praça da República e a adesão foi bastante significativa, tendo superado as expectativas, no que concerne ao número de participantes. Estes não deram, no entanto, o seu tempo por perdido, pois, ao longo da caminhada, tiveram a possibilidade de desfrutar da beleza paisagística e de gozar de muitos momentos de boa disposição.

Chegados à Fonte Santa, em Bravães, o autor da obra, Dr. Luís Arezes, fez uma breve explanação de toda a carga simbólica do local, nomeadamente, no que diz respeito aos poderes curativos da água que jorra dessa fonte.

Seguiu-se um animado convívio, no qual todos os participantes puderam confraternizar entusiasticamente. O momento alto deu-se quando o Dr. Luís Arezes, com a notável expressividade que lhe confere o reconhecido mérito de excelente comunicador, teceu algumas considerações acerca do Projeto “Enraiz´arte” e finalizou a sua intervenção com a leitura da lenda “Na Margem do Letes”.

No final, a opinião foi unânime quanto ao balanço. Todos se mostraram muito satisfeitos com a forma como decorreu e manifestaram vontade de participar em iniciativas desta natureza.

Resta agradecer a todos quantos participaram e colaboraram nesta atividade, em especial, ao Dr. Luís Arezes e aos Barca Bikers TT, mais precisamente, Jorge Rocha, Carlos Cunha Velho e Carlos Vale.

“A natureza é um livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”

Johann Goethe

Comentários

comentários