Esta segunda edição, que decorreu no passado sábado, 15 de junho de 2024, teve como objetivo promover estilos de vida saudável. A atividade foi uma iniciativa da Junta de Freguesia de Oleiros, organizada em parceria com a Equipa do Plano IADem que resulta da parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Ponte da Barca, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho e o Centro de Investigação em Psicologia, da Universidade do Minho, especificamente o Grupo de Investigação e Saúde e Família (GISEF).
Como estratégia para promover uma mente ativa e a socialização dos séniores foram organizados quatro ateliers em que os intervenientes participaram de forma rotativa.
O primeiro atelier “Os cinco sentidos” foi uma experiência sensorial única. Os seniores foram incentivados a estimular a visão, identificar objetos através do tato e reconhecer diferentes aromas e sabores com o olfato e o paladar. Esta atividade trouxe muita diversão e curiosidade entre os presentes.
No segundo momento, a atividade do “Jogo dos Provérbios” envolveu a leitura de cartões com provérbios pela facilitadora, e os seniores completaram cada um deles, revisitando a sabedoria popular e as memórias de infância.
No terceiro atelier “A vida dos Santos”, numa dinâmica de evocação de memórias e raciocínio, os seniores identificaram e descreveram diversas imagens de Santos, contextualizando-as historicamente e refletindo sobre as lendas associadas. Foi uma verdadeira viagem no tempo e na fé.
Finalmente, o quarto atelier “Experiência Musical” focou-se na expressão emocional, promoção do humor, socialização através da música, estimulando o sentido da audição. As atividades não só estimularam a mente como também fortaleceram os laços sociais, fomentando a coesão comunitária.

Comentários

comentários