No âmbito do encerramento das Comemorações dos 270 anos do Hospital da Misericórdia de Ponte da Barca, esta exposição, que foi aberta ao público no passado dia 29 de dezembro, recebeu cerca de 1000 visitantes, até ao passado dia 31 de Janeiro.

 

A exposição Hospital da Misericórdia: 270 anos de História, recebeu miúdos a graúdos, com a presença de várias turmas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e da Epralima, bem como de utentes das várias IPSS’s do concelho, além de muitos interessados que propositadamente se deslocaram ao espaço com o intuito de ver a exposição.

 

A mostra, disposta em várias alas do Hospital da Misericórdia, exibiu mais de 500 peças, que ganharam vida com a reconstituição de espaços centrais do hospital, como o consultório e a enfermaria, a capela e os serviços administrativos. A recuperação da memória de nomes marcantes da instituição transformou esta visita autêntica numa aula viva, em que os visitantes puderam interagir com os protagonistas.

 

A sua conceção orientada, sobretudo, para a visita dos alunos dos diferentes níveis de ensino das escolas do concelho, em que os objetos e as personagens possibilitaram uma experiência concreta, não verbal e direta, entusiasmou os mais jovens, que ficaram a saber um pedaço da história do nosso concelho. Por outro lado, a visita dos utentes de todas as IPSS do concelho, permitiu a partilha dos testemunhos das gerações mais velhas que muito irão enriquecer o património imaterial do edifício.

 

A análise estatística de mais de oito mil registos referentes a internamentos na primeira metade do séc. XX, permitiu traçar o perfil do doente do Hospital e, consequentemente, obter o retrato socioeconómico do concelho de Ponte da Barca, no período em questão. A emissão de um Certificado de Nascimento EU NASCI AQUI, baseado nos registos de entradas no Hospital, até 1971 –  que comprovam os quase mil nascimentos que aqui acorreram até essa data – procurou dar rosto e identidade “aos filhos do Hospital “.

Comentários

comentários