No âmbito da política de recuperação e preservação do seu património histórico, a Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca está a levar a efeito uma intervenção na Igreja da Misericórdia  ao nível do tratamento para irradicação de Térmitas ( vulgarmente apelidada de formiga branca) que estava a afetar diversas zonas no interior do edifício.

No presente mês de Fevereiro, a empresa responsável por este serviço, esteve na Igreja para realizar mais uma etapa do trabalho que lhe foi solicitado.

Neste âmbito, também o Arcaz, móvel com cerca de 300 anos, que serve de suporte e de apoio ao pároco e que se encontra na sacristia da Igreja, será intervencionado. Na recente visita, os técnicos da empresa estiveram a desmontar o móvel de forma a poder proceder ao transporte do mesmo, no sentido de ser avaliado o real estado da estrutura de suporte e fixação, muito afetados pelo nível severo de infestação ativa da térmita. Só depois disso, poderá ser recuperado, processo que também passará por diferentes fases, desde a estabilização, fixação de elementos de suportes fraturados, até à reintegração e tonalização das superfícies.

Realça-se que, pelo facto de se tratar de um trabalho minucioso e difícil, o decurso da obra deverá ter uma duração de cerca de 3 meses, o que impossibilitará, entretanto, a utilização permanente do edifício para celebrações religiosas.

Comentários

comentários