“ Os bons pais dão informações,
os pais brilhantes contam histórias”
Augusto Cury

A entrada do Jardim de Infância leva-nos, de imediato, para a iniciativa que está a decorrer, desde o dia 7 até ao dia 11 de Abril. Subimos as escadas e somos confrontados com uma mãe que, numa das salas, lê animadamente uma história, perante o olhar atento e o sorriso aberto das crianças que, em círculo, sentadas no chão, a ouvem atentamente.
A instituição promove mais uma SEMANA DO CONTO, em que os convidados especiais são as famílias, que transportam com elas a fantasia, autênticos “vendedores de sonhos,” através da leitura e recriação de algumas histórias.
Paralelamente a esta atividade, decorre mais uma edição da FEIRA DO LIVRO, contando com a habitual recetividade de toda a comunidade escolar.
Além do atrativo desconto em todas as obras apresentadas, as crianças podem ainda contar com atividades diversificadas de leitura, escrita, música e, em especial, de animadas rodas de contos realizadas pelos pais. Compreende-se facilmente que o grande objectivo é sensibilizá-los para participarem ativamente na vida escolar dos seus educandos: ”Para mim foi um momento muito agradável, vi a alegria do nosso filho por estarmos a fazer perante os seus amigos uma coisa que só é habitual fazermos em casa,” diz-nos orgulhosa uma das mães, enquanto é felicitada pela educadora pela prestação que acabara de ter.
Questionada sobre a concretização dos objetivos inerentes à iniciativa, a diretora técnica, Sílvia Barbosa, enfatizou o quanto é importante “despertar na criança o gosto pela leitura, transportando-a para o mundo da fantasia e do imaginário”, mas disse que esta é também “a forma que encontramos para garantir alguma equidade no acesso a uma oferta que cada vez está mais distante de algumas famílias”.
A apresentação do livro “Conta a Canção” pelo contador de histórias, musicado pelo artista Miguel Fernandes, é mais um dos momentos marcantes da semana. As crianças cantam e dançam alegremente ao som do ritmo das melodias apresentadas.
“Nesta casa, acreditamos e trabalhamos todos os dias no sentido de proporcionar um desenvolvimento integral às nossas crianças. Sabemos que isso só será possível se os pais se encontrarem em situação de colaborar connosco” – disse a directora da resposta social “Por isso, somos uma escola de portas abertas”, na qual a família encontra, muitas vezes, “um apoio importante na educadora ou na auxiliar do seu filho”.

Fazendo jus à célebre frase de Augusto Cury: “Se você conseguir fazer com que os seus filhos sonhem, terá um tesouro que muitos reis procuraram e não conquistaram”, a busca desse tesouro já encontrou um caminho neste espaço de educação. Faz-se de braço dado com os pais.

Comentários

comentários