“Os colaboradores são o motor da Instituição” – afirmou o Provedor, Rui Folha Gomes

A Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca viveu dois dias de festa, com a Comemoração do Dia da Misericórdia.

No dia 19 de outubro, os colaboradores foram brindados com um passeio à cidade invicta, com vários pontos de visita, como a Sé do Porto, a Ribeira e os jardins da Fundação Serralves. O dia terminou com um jantar no Restaurante Santana, em Ponte da Barca, que juntou cerca de uma centena de colaboradores da Instituição. Para assinalar a data, a Mesa Administrativa apresentou a proposta de um seguro de saúde a todos os colaboradores, em que a Instituição se prontifica a suportar metade do custo do mesmo.

No dia 20, teve lugar a Sessão Solene do Dia da Misericórdia, no Auditório da Casa de Santo António do Buraquinho, que contou com vários momentos musicais e também com o reconhecimento dos colaboradores, tendo em conta os seus anos de serviço. Um grupo de senhoras de “Cantar o Lote”, de S. Martinho de Crasto, abrilhantou o início da cerimónia.

Um dos pontos altos deste evento foi a apresentação do projeto do Centro Integrado da Instituição, que pretende envolver num só espaço várias das respostas sociais da instituição. Como explicou o provedor da Instituição, Dr. Rui Gomes, o novo centro “é de facto uma estrutura estratégica em termos de desenvolvimento futuro” da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca. Neste momento, “o projeto está praticamente aprovado em sede de Segurança Social” e o próximo passo “é o processo, em termos arquitectónicos, ter aprovação da Câmara Municipal de Ponte da Barca”. Obviamente que este projecto implica custos elevados e por isso há que “aguardar, um conjunto de financiamentos, para sustentar este grande investimento”, explicou o Provedor da Instituição.

Nesta sessão solene foram ainda assinalados os 10 anos do GCAS, agora denominado Gabinete do Património, Cultura e Comunicação, com a apresentação de um filme com as várias iniciativas levadas a cabo por este Gabinete. Usou da palavra a Dra Carla Barbosa, mesária responsável por esta área, que fez um balanço  positivo desta década de trabalho em equipa.

Sucedeu – se a homenagem aos colaboradores com 15, 20 e 30 anos de serviço e mais apontamentos musicais, a cargo do Coro da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca que entoou o Hino da Misericórdia, a actuação do duo Teófilo e Áurea e ainda a apresentação de um  medley das crianças do CATL, coreografadas pela  professora Sónia Castro.

O provedor fez ainda um “balanço extremamente positivo destas celebrações” e aproveitou o momento para referir que os colaboradores são “o motor da instituição”.

Augusto Marinho, Presidente da Câmara recentemente empossado, enalteceu a importância do papel que a instituição vem assumindo junto da comunidade e apelou ao reforço das   sinergias entre todas as instituições de solidariedade social do concelho, como a forma mais eficaz de garantir o cumprimento de objetivos.

A Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca aproveita para agradecer a todos aqueles que marcaram presença nestas cerimónias e, mais uma vez, agradecer a todos quantos colaboraram nesta iniciativa.

Comentários

comentários