No passado dia 24 de Março, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca reuniu em Assembleia Geral. Esta reunião teve lugar, excecionalmente, nas instalações do Jardim de Infância e Creche “José Carneiro Bouças”, com o objetivo dar a conhecer as obras de recuperação e melhoramento, que tiveram lugar recentemente nesta resposta social.

Depois de aberta a sessão, pela Presidente da Assembleia da Instituição, Rosa Maria Bouças, foi dada a palavra ao Provedor Rui Folha Gomes, que apresentou o Relatório e Contas da instituição referente ao ano transato, dando especial destaque às principais atividades desenvolvidas pelas várias áreas de intervenção da instituição, ao longo desse mesmo período.

Começou por realçar o término das obras da Lavandaria, explicando que ao nível das infraestruturas esta obra está concluída, esperando que até ao final do primeiro semestre se concretize a aquisição do equipamento, para que o espaço entre em funcionamento na sua plenitude.

Um dos pontos também destacados por Rui Folha Gomes foi a aprovação do projeto do Centro Integrado por parte do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social, seguindo-se a fase de instrução pela Câmara Municipal, para posteriormente se submeter a candidatura a financiamento.

Foi igualmente destacado pelo Provedor que a instituição alcançou recentemente um dos principais objetivos a que se tinha proposto, designadamente, a confirmação da concessão do Certificado de Conformidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade pelo referencial da norma ISO 9001:2015, assim como pelo Modelo de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais – Qualificação de Nível C – assegurando que a SCMPB é atualmente, a única entidade do distrito que está, a este nível, qualificada no âmbito da Segurança Social.

Salientou, ainda, o papel que a Instituição tem vindo a desempenhar na área do património, com destaque para a Igreja da Misericórdia. Neste âmbito, informou os presentes que será realizada uma candidatura visando, essencialmente, a intervenção ao nível da substituição do telhado, do seu isolamento e pequenas obras de restauro interior, cujo investimento rondará os 100 mil euros. Informou, também, que foi submetida uma candidatura, ainda a aguardar resposta, para a recuperação e restauro do órgão da Igreja, num valor de cerca de 50 mil euros. Referiu, ainda, que, a curto prazo, torna-se premente a intervenção no interior do edifício, nomeadamente, ao nível dos seus retábulos e da sua arte imóvel, essenciais à criação de um núcleo museológico, um dos objetivos próximos da instituição.

No que concerne ao Relatório e Contas, foi feita uma primeira abordagem de caráter genérico em termos de resultados globais apresentada pelo Provedor da Instituição, seguindo-se uma explicação mais pormenorizada por parte do TOC da SCMPB, Alfredo Cardoso. Posto à votação, este foi aprovado por unanimidade.

No período após a ordem de trabalhos, o Provedor aproveitou o momento para fazer um agradecimento especial a todos os colaboradores, pelo excelente trabalho desenvolvido, o que muito tem contribuído para o bem-estar da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca.

Num último momento, foi apresentado o programa genérico das comemorações dos 270 anos da fundação do Hospital da Misericórdia, que se assinala no dia 10 de Setembro de 2018.

Comentários

comentários