Caros Barquenses:

Saúdo-vos, em meu nome pessoal e da nova Mesa Administradora da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca. Assumimos, recentemente, o honroso compromisso de liderar esta instituição na ajuda aos que mais precisam. Esta é a matriz que, há mais de 430 anos, inspira os que servem esta Casa e a quem nos juntamos agora para prosseguir a importante missão que nos está confiada.

O momento que atravessamos obriga-nos a enfrentar renovados desafios de apoio a uma comunidade que nos confia as suas fragilidades mas também as suas esperanças. É em nome dessa responsabilidade que estamos determinados em melhorar e inovar as nossas respostas nas áreas da Educação, da Assistência Social e dos Cuidados Hospitalares.

Contamos com uma equipa de mesários competentes, fortemente comprometida e de colaboradores muito empenhados, mas precisamos de todos para prosseguir a nossa obra e dar continuidade a este projeto. É neste sentido que trabalharemos, de forma a conseguir um maior envolvimento dos Irmãos da Santa Casa, não só a nível local, mas também dos nossos emigrantes, a quem a história confere uma página muito importante em momentos cruciais para a instituição, como está demonstrado pelo papel desempenhado pelos beneméritos emigrantes no Brasil, no séc. XIX e início do séc. XX ou, mais recentemente, no importante contributo dos cortejos de oferendas que a instituição promoveu durante as décadas de 1950 a 1970.

Estamos certos de que as nossas prioridades, ao nível da construção de um Centro Intergeracional, da requalificação das infra-estruturas já existentes e da recuperação do nosso património, só serão uma realidade se contarmos com uma forte implantação do Mecenato Social, que nos ajudará a enfrentar os desafios do futuro com sustentabilidade e a preservar o nosso importante legado histórico.

Em época de festa, que é também de comunhão dos nossos conterrâneos com as suas famílias e a sua terra, assumimos como objetivo principal da nossa gestão colocar a Misericórdia ao serviço de todos os barquenses que dela necessitarem!

Uma excelente Romaria de S. Bartolomeu, boas férias e bom regresso para os que escolheram Ponte da Barca como destino!

O Provedor,

Rui Folha Gomes

Comentários

comentários