Breve Historial

A Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca começou a dar apoio à Infância em 1976 e em 1983 foi inaugurado o Jardim de Infância e Creche “José C. Bouças”, com o objectivo de dar resposta às necessidades das famílias do concelho.

Esta Resposta Social presta serviço a 121 clientes, distribuídos pelas duas valências: 60 em Creche e 61 no Pré-Escolar, sendo 93 protocolados e 28 extra acordo no total, com idades compreendidas entre os 4 meses e os 6 anos.

O Jardim de Infância e Creche “José C. Bouças” tem pressupostos educativos sustentados nas interacções “escola-família” e no respeito e participação das famílias e nas interacções “escola-comunidade”. Paralelamente, implementa o modelo curricular High Scope, que encara a criança como principal autor do seu crescimento e desenvolvimento, através de uma aprendizagem pela acção.

De uma forma mais específica, temos como princípios orientadores: estimular o desenvolvimento integral das crianças, num ambiente de afeto, respeitando os seus interesses e necessidades; promover comportamentos que impulsionem a aprendizagem e um crescimento pessoal estruturado e equilibrado; proporcionar experiências e actividades numa perspectiva de educação para a cidadania; desenvolver as expressões e a comunicação, pela sensibilização estética e compreensão do mundo e estimular o sentido crítico.

Para atingir os seus pressupostos e princípios, o Jardim de infância e Creche aposta num contínuo processo de implementação da qualidade dos seus serviços.

Horário de Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira Das 7:45 horas às 18:30 horas

Horário de Atendimento da Direção Técnica: Segunda-feira a sexta-feira das 14:00 horas às 15:30 horas

Horário de atendimento das Educadoras de Infância:

Ed. Daniela Silva (Berçário) – segunda-feira, das 16:00 horas às 17:00 horas

Ed. Cidália Gonçalves (Sala Verde, 1 aos 2 anos) – segunda-feira, das 16:00 horas às 17:00 horas

Ed. Josefina Araújo (Sala Azul, 2 aos 3 anos) – terça-feira, das 16:00 horas às 17:00 horas

Ed. Sameiro Pereira (Sala dos Patos, 2 aos 3 anos) – terça-feira, das 16:00 horas às 17:00 horas

Ed. Sílvia Barbosa (sala das Borboletas, 3 aos 4 anos) – quarta-feira, das 16 horas às 17:00 horas

Ed. Fernanda Valério (Sala das Abelhas, 4 aos 5 anos) – quinta-feira, das 16:00 horas às 17 horas

Ed. Manuela Barbosa (Sala dos Gatos, 5 aos 6 anos) – sexta-feira, das 16:00 horas às 17 horas

Direção Técnica

Sílvia Barbosa

Recursos Humanos Afetos

Uma Diretora Técnica/ Oito Educadoras de Infância/ Sete Ajudante de Ação Educativa/Quatro Trabalhadoras de Serviços Gerais/ Uma cozinheira/ Duas Ajudantes de Cozinha/ Uma Professora de Dança e Música/ Uma Professora de Inglês