A Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca inaugurou, no passado dia 10 de Outubro, no Hospital da Misericórdia, a sua Unidade de Cuidados Continuados. Esta cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Fernando Leal da Costa, acompanhado pelo Provedor da instituição, Dr. António Bouças, pelo Diretor do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Viana do Castelo, Dr. Paulo Vale, pelo Presidente da ARS, Dr. Luís António Castanheiro Nunes, pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, António Vassalo Abreu. Participaram igualmente na cerimónia para além da Deputada do círculo de Viana do Castelo, Dra. Rosa Arezes, o Presidente da Assembleia, Vereadores da Câmara Municipal, Presidentes de Junta de Freguesia, Funcionários e demais Convidados.

O Provedor da Instituição mostrando-se naturalmente satisfeito com a inauguração da Unidade de Longa Duração, com 18 camas, salientou que este projeto apenas foi possível com o apoio de uma candidatura ao Programa Modelar, cuja finalidade é criar condições de intervenção, dirigida a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência, que necessitam de cuidados clínicos, de manutenção e de apoio psicossocial, em regime de internamento de longa duração e como objetivos contribuir para o bem-estar e qualidade de vida da pessoa, proporcionando-lhe cuidados conducentes à estabilização clínica, à prevenção e retardamento da situação de dependência.

Na sua intervenção, não quis deixar de transmitir aos presentes, para além da sua natural determinação, os sentimentos de preocupação e ansiedade relativos à sustentabilidade da Unidade, chamando à atenção do Secretário de Estado, para a necessidade de com a maior brevidade, se proceder à contratualização da ala destinada à tipologia de Média Duração, sem a qual, permanecerá inativa, não respondendo aos anseios e expetativas da população local e comprometendo seriamente a sustentabilidade da estrutura.

Em seguida, usando da palavra, o Presidente da Autarquia, relatou o seu empenho enquanto autarca nos setores da saúde e ação social, aproveitando o momento para felicitar a Santa Casa e para se dirigir diretamente ao Secretário de Estado Adjunto pedindo a sua ajuda para a concretização do projeto” Hospital Social”, projeto considerado inovador, elaborado pelo atual Provedor, já aprovado pela Rede Social e merecendo desde o início o apoio incondicional da autarquia.

Lembre-se que com este novo polo inovador da saúde, a Instituição pretende colocar à disposição das populações, uma série de serviços complementares, nomeadamente, Teleassistência, Consulta de Envelhecimento, Banco de Ajudas Técnicas e Medicamentos, Serviço de Ambulatório, esperando-se a cooperação de todos os parceiros sociais locais.

O Secretário de Estado Adjunto encerrou a cerimónia, elogiando a postura da Câmara Municipal na área da saúde, perante as IPSSs e a Misericórdia. Aproveitou o momento para felicitar o Provedor, pela obra feita, e referiu que partilha as mesmas preocupações relativamente à sustentabilidade das UCC, colocando-se à disposição da Instituição para apoiar as medidas futuras em prol da missão que os move.

Terminou testemunhando que foi com enorme gosto e muita Honra que visitou a Misericórdia de Ponte da Barca, e que espera não ser a ultima visita.

Por fim desejou felicidades ao futuro da Misericórdia.

Comentários

comentários