A Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, tendo em vista a ocupação sadia dos tempos livres das crianças e jovens da nossa comunidade, resolveu criar o ATL. Esta valência começou por dar os primeiros passos em Março do ano dois mil e um. Tem sido, desde essa altura, a solução para os problemas de grande parte das famílias deste concelho.

Temos consciência que a família é o primeiro agente da educação. Geralmente, trata-se da família biológica, que tenta criar condições para que o novo ser se possa integrar na sociedade, da qual ele faz parte. No entanto, no decorrer da sua vida, este vai necessitando de outro tipo de orientação e ajuda, para se tornar num ser sociável e integrado num determinado grupo social.

Torna-se, portanto, fundamental o papel das escolas na formação dos indivíduos. Contudo, nos horários extra-escolares é de importante relevância que haja um seguimento desses mesmos objectivos, em espaços próprios, como o nosso ATL.

Esta valência foi criada com o intuito de proporcionar às crianças/jovens, um espaço repleto de actividades diversas onde possam experimentar novas vivências e, até mesmo, um lugar onde seja possível descansar depois de um dia de escola!

Assim sendo, pretende-se, essencialmente, proporcionar à criança entre os 6 e os 14 anos, em colaboração com a família, a oportunidade de esta se desenvolver correcta e harmoniosamente, dando resposta às necessidades básicas desse progresso. Por outro lado, possibilita-se, ainda, aos pais a alternativa de poderem deixar os seus filhos entregues a alguém, que com eles colabore na sua educação, sabendo estes que os seus filhos são cuidados por pessoal credível e qualificado.

Como corolário, há ainda a salientar que o número de utentes tem superado totalmente as expectativas, sendo o prognóstico para o próximo ano lectivo bastante animador…!

Muitas são as crianças que por aqui têm passado, deixando sempre a sua marca, o seu sorriso e a sua alegria. Juntos temos vindo a expressar as nossas alegrias, a dividir as nossas tristezas e a criar laços, que perdurarão, para sempre na nossa memória.

Comentários

comentários