CATL

“Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje”
Provérbio Chinês
Breve Historial

Com o término do projeto “Vive Connosco”, a Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca resolveu rentabilizar os espaços que a ele foram confinados e criar uma nova resposta social, o Centro Juvenil/CATL, nos períodos extraescolares e noutros tempos disponíveis.

Esta resposta social começou por dar os primeiros passos em Março de 2001 e, apesar da problemática envolta das novas políticas educativas, continua a ter um número considerável de crianças/jovens. Atualmente, este espaço presta serviço a 80 clientes, 50 protocolados e 30 extra acordo, com idades compreendidas entre os seis e os catorze anos. Dessas 80 crianças, 28% frequentam o 2º e 3º ciclo, o que, devido à flexibilidade de horários, justifica o facto do CATL se encontrar aberto durante todo o dia, excetuando a hora de almoço.

Relativamente às crianças do 1º ciclo, há a referir que estas são acompanhadas, no percurso escola/CATL, por duas colaboradoras da resposta social, dependendo sempre dos horários letivos.

São objetivos deste estabelecimento: proporcionar às crianças experiências que concorram para o seu crescimento como pessoa, satisfazendo as suas necessidades de ordem física, intelectual, afetiva e social; criar um ambiente propício ao desenvolvimento da personalidade de cada criança, de forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um; favorecer a inter-relação Família/Escola/Comunidade, em ordem à sua valorização, aproveitamento e recuperação de todos os recursos do meio; proporcionar vivências conjuntas, incutindo normas de interajuda e espírito de grupo; incutir hábitos de prática desportiva, como meio de ocupação dos tempos livres.

Este espaço continua a desempenhar um papel de importante relevância na comunidade barquense.

Horário de Funcionamento

Período Letivo
Segunda-feira a Sexta-feira Das 9:00 horas às 12:00 horas Das 14:00 horas às 20:00 horas
Férias Letivas
Segunda-feira a Sexta-feira
Das 8:45 horas às 19:00 horas
Horário de Atendimento: Quintas-feiras das 14 horas às 15:30 horas

Direção Técnica

armandina pereira

Armandina Pereira
armandinapereira@scmpb.pt

Recursos Humanos Afetos

– 1 Diretora Técnica/Professora
– 1 Auxiliar de Educação
– 2 Ajudantes de Ação Educativa
– 1 Trabalhador de Serviços Gerais
– 2 Professores de Educação Física (1 Prestadora de Serviços e 1 Voluntário)