No passado sábado, dia 13 de Setembro, a Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca organizou uma caminhada até Santa Rita, numa actividade integrada nas comemorações dos 430 anos da Instituição barquense.
Inserida no projeto Enraizar´te, este percurso pedestre estava ligado a uma lenda local, “Vila Nova de Muía, um Cavalo e uma Mula”.
Ao princípio da manhã, guiados pelos Escuteiros de Vila Nova de Muía, todos os presentes deram início ao trajecto que principiou no Mosteiro daquela freguesia e culminou no monte de Santa Rita, perfazendo um total de 10 km.
O tempo ameno ajudou a que a caminhada corresse pelo melhor e a chuva foi só uma ameaça, pois nunca chegou a molhar os caminhantes. Ao longo do trajecto, os Escuteiros foram prestando alguns esclarecimentos sobre a história da freguesia e os seus locais mais emblemáticos.
Na chegada a Santa Rita, Luís Arezes também ofereceu a todos os presentes algumas histórias sobre a origem da freguesia e a sua importância em alguns momentos da História de Portugal.
No final, todos os presentes tiveram direito a um repasto, oferecido pela União de Freguesias de Ponte da Barca, Magalhães e Vila Nova de Muía, que serviu de almoço e ajudou a retemperar energias.
A Santa Casa da Misericórdia aproveita para agradecer a todos os envolvidos a sua colaboração que contribuiu para o bom ambiente partilhado e para o enriquecimento cultural de todos quantos participaram nesta iniciativa.

Comentários

comentários